PUBLICIDADE

Receita Federal alerta sobre golpistas que cobram para "regularizar" CPF -


PUBLICIDADE

23/06/2022 08h56

Receita Federal alerta sobre golpistas que cobram para "regularizar" CPF -

assessoria


 A Receita Federal tem alertado contribuintes sobre a existência de um golpe relacionado a suposta regularização do CPF. Segundo o órgão, os golpistas enviam SMS, WhatsApp e até e-mails informando a pessoa sobre irregularidades com o documento. A mensagem ainda é composta por um link para que a vítima pague uma taxa falsa para que seja feita de regularização, um serviço que na verdade é gratuito e pode ser feito online.



Nas mensagens os criminosos utilizam a identificação como “Receita” e usa o termo IRPF, assim como as cores da entidade e da bandeira nacional. Esses detalhes levam a vítima a acreditar que se trata de uma mensagem de um órgão oficial do governo federal, o que é falso.

 

A Receita informou que já houve vários registros de pessoas que foram vítimas desses golpistas. Depois de pagarem a taxa, foram até uma unidade da Receita Federal e descobriram que não haviam qualquer pendência. Em outro caso, por exemplo, havia pendência, mas por outro motivo como ausência de declaração e multas por atraso, porém o valor pago, neste caso de R$ 275 não consta.

 Ainda segundo outro exemplo citado pela receita, uma pessoa pagou a taxa falsa, o serviço não foi executado e ele procurou a instituição. Ao fazer a pesquisa foi constatado que a declaração entregue estava totalmente zerada. A empresa disse a ele que a retificação custaria mais de R$ 170.

O órgão alerta ainda que a regularização de CPF é gratuita e deve ser feita pelo site oficial da receita Federal. Informa ainda que os alertas enviados pela Receita não são acompanhados de links de acesso. “Ao entrar, o contribuinte deve selecionar a opção 'Meu CPF', em que encontrará orientações sobre como corrigir sua situação cadastral de acordo com a irregularidade no sistema”, explicou a Receita.



 




PUBLICIDADE

Primeira Página

Novena da PadroeiraCelebração contou com a participação dos padres Júnior e Benjamin e reflexão do padre André Márcio O terceiro dia da Novena de Nossa Senhora Aparecida, celebrado na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Maracaju, foi marcado por uma men

Terceiro dia da Novena de Nossa Senhora Aparecida na 'mensagem de esperança', Padre lembra reconciliação e paz em Maracaju


PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE