PUBLICIDADE

Rios do MS são monitorados diariamente


PUBLICIDADE
  • mell280

25/01/2011 06h38

Rios do MS são monitorados diariamente

Rios do MS são monitorados diariamente

CE


A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec/MS) faz um acompanhamento permanente dos níveis dos principais rios das bacias hidrográficas de Mato Grosso do Sul. Em períodos como o atual, de constantes chuvas, esse monitoramento é diário.

O mapa do comportamento dos cursos d’água é organizado com base em dados de sistemas on line e contato direto com órgãos como o Centro Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) e Marinha do Brasil; de empresas como a Companhia Hidrelétrica de São Paulo (Cesp); e na checagem in loco de réguas de medição feita pelas coordenadorias municipais de defesa civil – ou unidades do Corpo de Bombeiros, onde não há  coordenadoria.

Uma das fontes de informação sobre o comportamento do rio Paraguai é o boletim semanal de Previsão de Níveis do Pantanal, elaborado pelo CPRM. A previsão hidrológica e o alerta de enchentes no Pantanal são realizados pelo Centro com o objetivo de subsidiar ações de defesa civil e de proteção ambiental, o manejo pastoril e a navegação interior, minimizando danos materiais à população e às atividades econômicas da região. Para obtenção dos níveis d’água o CPRM utiliza observadores de 22 estações fluviométricas, contatos por telefone, fax ou rádio; faz a análise gráfica e compara os níveis observados ao histórico de registros.





PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE