PUBLICIDADE

Tudodoms: Dia da Consciência Negra é marcado por Ação Social no quilombo em Maracaju


PUBLICIDADE
  • mell280

20/11/2023 13h29 - Atualizado em 20/11/2023 15h09

Tudodoms: Dia da Consciência Negra é marcado por Ação Social no quilombo em Maracaju

Hosana de Lourdes


Prefeito Marcos Calderan, primeira dama Meire e secretaria Leiza Barbosa estiveram no Quilombo do município
A Secretaria de Assistência Social de Maracaju, levou no último sábado 18/11, ao “Quilombo São Miguel” em Maracaju uma ação social  alusivas ao Dia da Consciência Negra comemorado em 20 de novembro.  Todas as  atividades foram realizadas no Quilombo, que contou com a presença do prefeito Marcos Calderan, primeira dama Meire e a secretária de Assistência Social Leiza Barbosa.
 
 
O objetivo foi marcar a data e marcar a luta em defesa da igualdade. A secretaria de assistência social colocando diversos serviços aos moradores daquela comunidade dentre eles:  inscrição do Cadastro Único, atualização cadastral. Presença da Defensoria Pública, orientação para ajuizamento de ações, esclarecimentos de dúvidas e consulta processual.
 
Também foram levadas para a ação cortes de cabelo, doação de roupas, exposição e venda de artesanatos e doces, recreação infantil, brincadeiras, pintura facial e alongamento para idosos.
 
 .
 .
Segundo o prefeito Marcos Calderan na sua gestão todos os direitos são resguardados e respeitados.  “Nós, dentro da Assistência Social, trabalhamos muito a garantia dos direitos sociais, tratando a todos com igualdade, sobretudo, preservando o direito ao acesso à informação. Realizar os debates e atividades sobre a consciência negra é jogar luz sobre a equidade”, disse o prefeito ao tudodoms.
 
 
A secretaria de Assistência Leiza Barbosa lembrou que foi dia produtivo, feliz por estar na comunidade do quilombo. "Nosso trabalho é para todos, com isso valorizar as pessoas independente de credo e religião", disse Leiza. No Quilombo de Maracaju lembra que tem sido levado melhorias e serviços públicos pela atual administração. 
 
Consciência Negra
Celebrado desde a década de 1960 e reivindicado por grupos militantes principalmente a partir dos anos 1970, que buscavam disseminar a importante descoberta histórica sobre a data de morte de Zumbi dos Palmares, o dia 20 de novembro marca o Dia da Consciência Negra no Brasil. 
A data entrou oficialmente no calendário escolar em 2003 mas somente em 2011, graças às lutas de movimentos sociais, foi instituída em todo o país pela Lei n.º 12.519. Apesar de não ser um feriado nacional, alguns estados e municípios a adotaram como sendo.
No Estado de São Paulo o dia 20 de novembro é feriado
 




PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE