PUBLICIDADE

Em Encontro de Mulheres do PSDB em Dourados, prefeita Cinthia Ribeiro de Palmas (TO) diz, que luta pela representatividade feminina na política “deve ser constante”


PUBLICIDADE

23/03/2024 08h55 - Atualizado em 23/03/2024 10h05

Em Encontro de Mulheres do PSDB em Dourados, prefeita Cinthia Ribeiro de Palmas (TO) diz, que luta pela representatividade feminina na política “deve ser constante”

Por Hosana de Lourdes, de Dourados


Prefeita Cinthia Ribeiro durante encontro de mulheres em Dourados
Assumindo a direção do PSDB Mulher no Mato Grosso do Sul, a deputada estadual Lia Nogueira, junto com o diretório estadual do partido, promoveu nesta sexta-feira, dia 22, o 1º Encontro de Mulheres do PSDB Mulher MS. O evento abordou temas como equidade e sororidade, e apresentou dados sobre o perfil da representatividade feminina no Brasil, trouxe como palestrante a prefeita de Palmas capital do Estado do Tocantins Cinthia Ribeiro. 
 
 
Única prefeita de Capital eleita, Cinthia Ribeiro (PSDB) lamentou a pouca representatividade feminina na política em todo Brasil. “Apesar de sermos maioria [51,8% da população brasileira é mulher e 52% dos votantes são pessoas do sexo feminino], quando o assunto é representatividade política, somos minoria.  Reconheço que avançamos muito de uns anos para cá, mas a luta pelo direito das mulheres deve ser constante”, destacou a gestora de Palmas. Em todo o País, nos últimos pleitos, foram eleitas apenas 651 prefeitas, 12,1% do total de eleitos. No Tocantins, foram 20 prefeitas, 14% do total no Estado do Mato Grosso do Sul tem apenas 05.
 
 
“Nós temos muito o que avançar, mas só conseguiremos se formos mulheres que erguem outras mulheres. Se formos mulheres que capacitamos outras mulheres, mulheres que quando estiverem investidas em cargos de poder consigam pensar e agir como mulheres. É preciso ter sororidade e empatia umas com as outras. Essa luta é de todas, se uma ficar para trás essa luta não terá valido a pena,” foi com essa reflexão que a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, deixou em Dourados as mulheres no evento.Prefeita Cinthia Ribeiro, lideranças feminina do MS, presidente do diretório estadual do PSDB Reinaldo e a esposa Fatima  no Encontro em Dourados
 
Licença Maternidade
 
“Permanecer na vida pública não é tarefa fácil,” comentou a prefeita ao lembrar o triste episódio de não poder desfrutar de uma licença maternidade, em um passado recente, após o nascimento do seu filho caçula, Vittorio. “Nós prefeitas não temos ainda esta garantia legal. Na lei orgânica do município não tem previsão de licença maternidade. É preciso ter políticas públicas e garantias legais, é preciso um olhar específico. Peço que os nossos legisladores que analisem essas questões com muito cuidado. Precisamos preparar ambientes políticos para as mulheres.”
 
 
 
Cinthia destacou o trabalho das deputadas estaduais do Estado no PSDB Lia Nogueira e Mara Caseiro, assim como da ex primeira dama Fatima Silva e da atual Monica Riedel presentes no Encontro. "'Força da Mulher sul-mato-grossense', que serve como resposta para que esta luta seja de vitórias" disse.
 
O Encontro reuniu mulheres das cidades de Campo Grande, Dourados, Brasilandia, São Gabriel do Oeste, Navirai, Douradina, Fátima do Sul, Maracaju, Jatei, Glória de Dourados, Itaporã, Ponta Porã, Antônio João e outros municípios da região. O Encontro aconteceu na ACED - Associação Comercial de Dourados.
Presidente do diretório estadual PSDB MS Reinaldo Azambuja e a presidente do PSDB Mulher MS deputada Lia Nogueira  
 
 
 




PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE