05/04/2024 07h39 - Atualizado em 05/04/2024 12h53
Tudodoms Expogrande: Expogrande 2024 abre portões de olho no futuro do agronegócio
Pela primeira vez, evento tem selo de carbono neutro e certificação de lixo zero
Por Gustavo Bonotto e Fernanda Palheta
A 84ª edição da Expogrande foi aberta durante o início da noite desta quinta-feira (4), no Parque de Exposições Laucídio Coelho, em Campo Grande. A solenidade, que contou com diversas autoridades e representantes de entidades rurais, teve tom geral de reflexão para a crise enfrentada pelo agronegócio e o olhar para o futuro.
Durante o discurso de abertura, Guilherme Bumlai, presidente da Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul), citou que a feira viabiliza a discussão das soluções, caminhos e olhar de longo a médio prazo. "Estamos em um momento de turbulência dos preços, mas olhando para o horizonte, esse ciclo de baixa na pecuária está perto do fim, e a Expogrande será um ponto de partida para balizar o mercado".
Com expectativa de R$ 150 milhões em faturamento, a Expogrande 2024 terá 11 dias com atividades diversas, que vão desde leilões, julgamentos, ciclos de palestras e as populares atrações musicais. Entre os expositores, estão setores maquinários agrícolas, de produção de energia solar, automóveis e insumos, como sementes, fertilizantes.

Pela primeira vez, o evento tradicionalmente realizado no Parque de Exposições Laucídio Coelho será verde, com selo de carbono neutro e certificação de lixo zero. "A busca por essas certificações é uma declaração da nossa dedicação com a redução do impacto ambiental. Os resíduos, ao invés de irem para o aterro sanitário, serão encaminhados para associações de catadores e empresas que produzem adubo orgânico, mais uma vez tornando Mato Grosso do Sul como referência", explicou Bumlai.

Já o governador Eduardo Riedel (PSDB) ressaltou que a produção sul-mato-grossense é cíclica, onde o trabalho de todas as forças resultará na solução aos problemas enfrentados pela agropecuária. Em seu discurso, citou o resgate feito no ano passado e pontuou estar contente com o retorno do espírito do evento.
"É sobre esse momento onde todo mundo fica ansioso pelas atrações, pelos shows, pela presença no parque. Onde a população vem encontrar um pouco com o que é a rotina no campo, na pecuária, na atividade agrícola. Esse é o momento de parabenizar a Acrissul pelo início da maior feira agropecuária do Estado, sem dúvidas".
Já a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PP), contemplou os esforços dos produtores rurais diante dos desafios enfrentados, e disse que o espaço busca reunir conhecimento, informação e negócios para a Capital do Agro. "Temos diversas pessoas que fazem a diferença, que produzem e geram empregos na Capital, contando suas histórias de sucesso, inspirando todos os que almejam investir aqui e que desejam ingressar definitivamente no mundo dos negócios".
Confira a galeria de imagens:

veja também
Feliz Aniversário Chapadão do Sul
Chapadão do Sul celebra 38 anos com grandes shows e muito orgulho pelo título de “Capital Agrícola de Mato Grosso do Sul”
Campeonato Brasileiro de Sushi 2025
William Utida, de Dourados, representa Mato Grosso do Sul no Campeonato Brasileiro de Sushi 2025
‘Belo Horizonte Tá On 2025’



