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Compras online de Dia dos Namorados podem ultrapassar R$ 72 milhões em tentativas de fraude


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  • mell280

11/06/2024 13h25

Compras online de Dia dos Namorados podem ultrapassar R$ 72 milhões em tentativas de fraude

Confira dicas para evitar golpes durante as compras

assessoria


 A ClearSale, referência em inteligência de dados com portfólio completo para prevenção a fraudes, prevê que as compras online para o Dia dos Namorados podem chegar a 5,1 milhões de pedidos. Destes, pelo menos 58,1 mil devem ser alvos de tentativas de fraude, totalizando em valores cerca de R$ 72,8 milhões, um aumento de 19,56% em relação ao ano anterior. O ticket médio das tentativas de golpes estimado é de R$ 1.229,06 contra R$ 1.159,41, em 2023. O estudo abrange o período de 1 a 12 de junho.

 
 
 
“O Dia dos Namorados possui um valor sentimental para muitos casais que celebram a data recorrendo ao comércio eletrônico. Cientes disso, golpistas aproveitam a ocasião para aplicar golpes. A projeção nos mostra que as tentativas de fraudes este ano podem superar as do ano passado, assim como o ticket médio. Isso acende um alerta para a população e empresas de todo o país redobrarem os cuidados”, comenta Eduardo Mônaco, CEO da ClearSale.
 
 
 
Para a estimativa, a ClearSale considerou apenas pagamentos via cartão de crédito no setor de e-commerce e pedidos de entidades 100% analisados pela ClearSale. São consideradas tentativas de fraude todas as transações que foram classificadas como suspeitas ou confirmadas. Abaixo, confira as fraudes mais comuns e dicas para se proteger.
 
 
 
Tipos de fraude mais comuns
 
 
 
Fraude Efetiva ou Fraude Limpa
 
 
 
O fraudador efetua a compra na loja virtual e na hora do pagamento utiliza dados roubados de cartões de crédito de bons consumidores. Por serem dados verdadeiros, muitas equipes de combate a fraudes sentem dificuldade em barrar este tipo de golpe.  
 
 
 
Fraude Amigável
 
 
 
Essa modalidade ocorre quando alguém próximo ao titular do cartão, geralmente parentes ou amigos, faz uma compra sem o consentimento dele. Ao receber sua fatura, o dono do cartão não reconhece a compra e entra em contato com a instituição financeira para pedir o estorno.
 
 
 
Autofraude
 
 
 
Diferente dos demais tipos de fraudes, esta é uma ação realizada pelo próprio titular do cartão. Neste caso, ele realiza a compra online e, contesta o lançamento dentro do prazo da instituição financeira (180 dias), alegando que não fez a compra, mesmo já tendo recebido o produto.
 
 
 
Dicas para evitar fraudes
 
 
 
Use senhas fortes
 
 
 
Não utilize senhas óbvias e que sejam de fácil conexão com você ou a pessoas próximas, como iniciais e data de nascimento. Opte por códigos fortes com a mistura de letras maiúsculas, minúsculas, símbolos e números. E lembre-se: para garantir ainda mais segurança, jamais utilize a mesma para mais de uma conta.
 
 
 
Tenha cuidado com links estranhos
 
 
 
Algumas quadrilhas especializadas criam sites falsos, idênticos aos verdadeiros, para roubar dados. Posteriormente, com essas informações, os criminosos conseguem efetivar suas fraudes. Portanto, atente-se aos pedidos de recadastramento, trocas de senha não programadas ou links suspeitos.
 
 
 
Desconfie de promoções absurdas
 
 
 
O Phishing é um tipo de ação fraudulenta comum no ambiente online. Geralmente, o criminoso envia aos usuários e-mails com ofertas imperdíveis ou exclusivas, no entanto, são mensagens contendo links para a captura de senhas. Verifique a página oficial da loja e pesquise a reputação da empresa em questão.
 
 
 
Sobre a ClearSale
 
 
A ClearSale (CLSA3), com mais de duas décadas de experiência no combate às fraudes digitais, é referência em inteligência de dados e oferece um portfólio completo com soluções flexíveis e adaptáveis às necessidades individuais de cada negócio, composto por múltiplas camadas de proteção e antecipação de riscos em diversos setores, como e-commerce, mercado financeiro, vendas diretas, telecomunicações, dentre outros.
 
 
Por meio da sua base de clientes, a ClearSale possui um robusto banco de dados que impulsiona um efeito de rede de proteção singular, sendo a empresa que melhor conhece o comportamento digital do consumidor brasileiro. Os especialistas em fraude da companhia lideram a gestão de riscos, dedicados a detectar padrões de ataques e implementar soluções tecnológicas com o mínimo de fricção para combater qualquer tipo de fraude.
 
 
 




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