PUBLICIDADE

Natura lança fundo Natura Ventures em parceria com a VOX Capital


PUBLICIDADE
  • mell280

21/06/2024 08h55

Natura lança fundo Natura Ventures em parceria com a VOX Capital

Ana Palma


"Mirando ampliação de impacto positivo e regeneração, fundo tem como objetivo acelerar a estratégia de longo prazo da empresa e fortalecer a relação da marca com startups, realizando aportes em rodadas de estágio Seed" 

 
A Natura, marca líder em beleza e cuidados pessoais no Brasil e na América Latina, anuncia o lançamento de seu fundo de Corporate Venture Capital (CVC) que será gerido pela VOX Capital, uma das principais gestoras de investimentos de capital de risco do país e pioneira em investimentos de impacto socioambiental.  Chamado de Natura Ventures, o fundo tem como objetivo ampliar a relação da empresa com startups no desenvolvimento de novas soluções de tecnologia e negócios, impulsionando-as para crescimento apoiado na cadeia de valor e escala da corporação. A iniciativa busca fomentar a diversidade no ecossistema de startups brasileiras e, para isso, pretende incluir em seu portfólio empresas lideradas por mulheres e pessoas negras. Além disso, visa ampliar seu alcance para além do eixo Sul-Sudeste do Brasil. 
 
 
 
Com um capital inicial comprometido de R$ 50 milhões para os primeiros três anos, o fundo terá um portfólio composto por até 15 startups, realizando aportes entre R$ 2 milhões e R$ 10 milhões em rodadas de estágio Seed (capital semente). A maior parte dos investimentos terá foco no Brasil, mas há a possibilidade de investimentos internacionais, principalmente em países da América Latina e nos Estados Unidos. 
 
 
“A Natura trabalha com inovação aberta há mais de 20 anos e sempre acreditamos na potência estratégica dessas parcerias em diversas frentes de nosso negócio. Este fundo representa nosso compromisso em apoiar a próxima geração de empreendedores inovadores, fornecendo o suporte estratégico para transformar ideias disruptivas em realidades de mercado”, afirma José Manuel, vice-presidente de Novos Negócios de Natura &Co América Latina.
 
 
 
O executivo ainda explica que os focos estarão em quatro verticais de investimento: Circularidade e Regeneração; Conexão e Experiência do Cliente; Ciclos Prósperos para as Consultoras de Beleza e suas Comunidades e Tecnologias Habilitadoras para Transformação. "Estamos ansiosos para ver o impacto positivo que essas iniciativas, potencializadas pela parceria estratégica com a Natura, terão na sociedade e na economia.", conclui.
 
 
 
A escolha da VOX Capital como gestora, se deve principalmente, ao alinhamento das estratégias e enfoques de impacto socioambiental positivo, bem como ao reconhecimento e experiência da gestora como pioneira nos investimentos de impacto no Brasil. 
“Estamos muito entusiasmados em ser a gestora escolhida para o fundo Natura Ventures, alinhando nossa expertise em investimentos de impacto com a visão de sustentabilidade da Natura, o que torna este fundo único no mercado, tanto pela sua tese quanto por suas ambições. Acreditamos que essa colaboração permitirá o desenvolvimento de soluções inovadoras que gerarão valor não apenas econômico, mas também social e ambiental,” afirmou Livia Brando, Sócia-Diretora da Vox Capital. 
Um dos maiores diferenciais do Natura Ventures é a integração com time de Inovação Aberta dedicada para geração de negócios entre as startups com a Natura, incluindo conexões com especialistas das áreas e suporte para testes de soluções e cocriações. Além disso, as empresas podem ter conexão com o ecossistema de novos negócios da Natura, como EmanaPay, braço de serviços financeiros voltados às consultoras de beleza e bem-estar.
As startups também têm a possibilidade de escalabilidade nas soluções que tenham sinergia com a cadeia de valor da Natura, que possui o maior centro de inovação e perfumaria da América Latina, sendo uma companhia com pensamento regenerativo, sustentável e inovador. Com mais de 3,5 milhões de consultoras em toda América Latina, a rede omnidigital da empresa é composta por mais de 1000 lojas físicas e franquias, além dos canais de e-commerce web e mobile.
Abaixo os detalhes das frentes de atuação do fundo Natura Ventures: 
 
Circularidade e Regeneração: busca por soluções regenerativas e novas fontes de valor que transformem sistemas e contribuam para a bioeconomia, com foco na Amazônia, além de novas tecnologias de bioativos e bioinsumos capazes de apoiar uma economia de baixo carbono;
Conexão e Experiência do Cliente: com intuito de ampliar o relacionamento entre a Natura e cliente final por meio de produtos e soluções que enriqueçam as experiências de beleza e democratizam as possibilidades de vivenciar o bem estar bem; 
Ciclos Prósperos para as Consultoras de Beleza e suas Comunidades: para buscar soluções que impulsionam essas profissionais através de ferramentas e negócios inovadores reinventando a jornada da consultora de beleza para o futuro, além da abertura de novas avenidas de negócios e renda;  
Tecnologias habilitadoras para transformação: com soluções de tecnologias emergentes capazes de transformar a cadeia de valor da Natura, em linha com as demais verticais prioritárias de investimentos.
Sobre a Natura 
Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira de higiene e cosmética. Conta com 2 milhões de consultoras na América Latina, sendo líder no setor de venda direta no Brasil. Faz parte de Natura &Co, resultado da combinação entre as marcas Avon e Natura. A Natura foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação de empresa B no mundo, em dezembro de 2014, o que reforça sua atuação transparente e sustentável nos aspectos social, ambiental e econômico. É também a primeira empresa brasileira a conquistar o selo "The Leaping Bunny", concedido pela organização de proteção animal Cruelty Free International, em 2018, que atesta o compromisso da empresa com a não realização de testes em animais de seus produtos ou ingredientes. Com operações na Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, França, México, Peru e Malásia, os produtos da marca Natura podem ser adquiridos com as Consultoras, por meio do e-commerce, app Natura, nas lojas próprias ou nas franquias "Aqui tem Natura". Para mais informações, visite www.natura.com.br ou acesse os perfis da empresa nas redes sociais: LinkedIn, Facebook e Instagram.  
 




PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE