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E-commerce cresce mais que o varejo físico durante o Dia dos Namorados


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  • mell280

21/06/2024 10h03

E-commerce cresce mais que o varejo físico durante o Dia dos Namorados

Conforme o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), houve um crescimento 15,5% nas vendas em 2024. Entre os principais segmentos buscados estão óticas, joalherias, móveis e eletrodomésticos

Diego Andrade


 Uma semana após o Dia dos Namorados, dados de mercado já apontam crescimento nas vendas no varejo físico e no e-commerce. Conforme informações do Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), que analisou o período entre 6 e 12 de junho, houve um aumento de 15,5% no comércio eletrônico em relação ao ano passado. Já as lojas presenciais alcançaram a marca positiva de 4,1%.

 
 
A previsão é que mais dados de crescimento surjam nos próximos meses, conforme apontado pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), que desde 2018 acompanha a progressão de faturamento da data e deve fechar 2024 com mais de R$ 7,04 bilhões em receita bruta.
 
 
“Conforme sinalizado em pesquisas, o Dia dos Namorados trouxe um saldo positivo para o e-commerce e abre as portas para as próximas grandes datas do varejo, como Dia dos Pais, Dia das Crianças, Black Friday e Natal. Por isso, é importante que os varejistas invistam em estratégias eficazes para chamar a atenção dos seus consumidores. Uma das abordagens que recomendamos é o retail media, que possibilita a criação de anúncios personalizados dentro das páginas de comércio eletrônico, com o intuito de sugerir produtos que possam interessar ao consumidor e, ao mesmo tempo, gerar uma receita adicional à marca”, explica Eduardo Esparza, VP General Manager da Tenerity na Iberia e no Brasil, companhia líder internacional de engajamento que aumenta o valor do relacionamento entre as empresas e seus consumidores.
 
 
Benefícios em alta
 
 
Dados apurados pela ABEMF (Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização), em 2023, mostram que 80% dos clientes preferem fazer suas compras em lojas que ofertem algum tipo de benefício. Esta porcentagem representa um crescimento de 18% em relação ao ano anterior e mostra uma mudança de comportamento dos consumidores, principalmente no comércio eletrônico.
 
 
“Os programas de benefícios são uma oportunidade de deixar os consumidores mais próximos da marca, com maior estímulo à compra e ao retorno para novas operações. A ideia é que os clientes permaneçam não apenas por uma promoção, mas pela percepção de que comprar em determinada loja é sempre uma vantagem. A pesquisa só confirma que esta preferência está cada vez mais consolidada”, explica Eduardo Esparza, que também está à frente do programa de benefícios “Compra e Volta” no Brasil.
 
 
Anúncios entre marketplaces
 
 
Os dados do Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) também apontaram os segmentos que mais se destacaram neste período do Dia dos Namorados: óticas e joalherias (+19,1%); móveis, eletrodomésticos e departamentos (+12,3%); cosméticos e higiene Pessoal (+9,6%); turismo e transporte (+6,5%); supermercados e Hipermercados (+5,0%) e Varejo Alimentício Especializado (+4,3%). Sobre estas informações, Eduardo Esparza destaca a importância de gerar campanhas inteligentes, direcionadas e relacionadas entre os produtos mais demandados pelos consumidores.
 
 
“Com as informações sobre produtos mais desejados em cada época, é possível anunciar itens com foco no cliente. Isso aumenta o engajamento do consumidor na busca por ofertas e, ao mesmo tempo, gera renda extra para os varejistas. Para que isso funcione, é importante que os líderes do mercado se planejem quanto antes”, finaliza Eduardo.
 
 
 




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