PUBLICIDADE

Ponta Porã e Nioaque celebram aniversário de emancipação nesta quinta-feira


PUBLICIDADE
  • mell280

18/07/2024 11h59

Ponta Porã e Nioaque celebram aniversário de emancipação nesta quinta-feira

Por Murilo Medeiros


 O município de Ponta Porã celebra hoje aniversário de 112 anos emancipação político-administrativa e Nioaque comemora 134 anos.

 
Ponta Porã, a 313 quilômetros da Capital, na fronteira com o Paraguai, tem 97.017 habitantes, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A cidade recebeu o apelido de "Princesinha dos Ervais", pois era ponto de descanso dos carreteiros, profissionais responsáveis pelo intenso transporte da erva-mate. A origem da cidade tem suas origens ligadas aos povos indígenas do povo Guarani.
 
 
O município se originou como povoado de Punta Porá, ainda sob domínio paraguaio. Somente em 1872, com o fim da Guerra do Paraguai, a região passou a integrar o território brasileiro.
 
Em 1900, o então povoado foi elevado à categoria de distrito, com o nome de Bela Vista, subordinado ao município de Nioaque. Doze anos depois, foi criado o município de Ponta Porã pela Resolução Estadual n.º 617.
 
 
Letreiro do Município de Nioaque, no sudoeste do Estado (Foto: Divulgação)
Nioaque - Conhecida como "vale dos dinossauros", a cidade fica a 184 quilômetros de Campo Grande e tem 13.220 habitantes, de acordo com o último Censo do IBGE. A área total do município é de 3.909 quilômetros quadrados.
 
A história da cidade começa com a exploração do território por espanhóis vindos do Paraguai. Em 1847, uma expedição brasileira comandada por Joaquim Francisco Lopes buscava encontrar uma rota fluvial que ligasse Mato Grosso ao Paraná, e chegou à região do encontro dos rios Nioaque e Urumbeva.
 
O povoado de Nioaque foi fundado em 1849 por Joaquim Francisco Lopes, tomado pelo Paraguai em 1865 e retomado pelo Brasil cinco anos depois. Em 1877, foi criado o Distrito de Nioaque,com a denominação de Levergeira. Ele foi levado à categoria de município no dia 18 de Julho de 1890, data celebrada hoje.
 
Curiosamente, Nioaque comemora aniversário duas vezes no ano. Em 8 de abril, a fundação, e em 18 de julho, a emancipação político-administrativa.