Com o objetivo de divulgar o potencial agropecuário na região de fronteira entre o Brasil e Paraguai, a 52ªExbobel teve sua abertura realizada na manhã desta sexta-feira (19), no Parque de Exposições Rio Apa, em Bela Vista.
Durante a solenidade de abertura, o presidente do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni, destacou o crescimento do agronegócio do estado e as ações para manter a segurança no campo.
“A pujança de Mato Grosso do Sul é reconhecida mundialmente. O agronegócio teve o maior crescimento do PIB do estado, com 32% e por isso precisamos continuar lutando para garantir a segurança de nosso setor. No próximo dia 05 de agosto, vou assumir uma cadeira no STF (Supremo Tribunal Federal), aonde a Famasul, através da CNA, irá participar das negociações em busca de uma solução definitiva para o Marco Temporal. Esta insegurança traz problemas para o produtor e para os indígenas. É uma questão que nos aflige, precisamos de paz no campo para trabalhar com tranquilidade da porteira para dentro”, afirmou Bertoni.
Bela Vista ocupa o 3º lugar no ranking de ovinos do estado, com 14,1 mil cabeças, além de 5º na produção de bubalinos, com 662 cabeças e 6º maior produtor de lã, com produção de 1,1 mil quilos. O presidente do Sindicato Rural do município, José Carlos Barbero, fez menção às capacitações realizadas pelo Senar/MS, para a contribuição desses índices. Nos últimos seis anos, o Senar/MS realizou 970 cursos de formação Profissional Rural e Promoção Social em Bela Vista.
“Sabemos que há uma migração para a produção de grãos, mas os números mostram que a nossa pecuária ainda é muito forte para nossa economia. Por isso é importante estarmos unidos e amparados pelas entidades representativas. O Senar, por exemplo, oferece Assistência Técnica e Gerencial em várias áreas e são capazes de melhorar a produção agrícola e pecuária. O Sindicato Rural, a Famasul e a CNA, são os principais canais para os produtores rurais, pois atuam na capacitação inovação tecnológica, sustentabilidade e boas práticas.”, afirmou.
O Sistema Famasul também atua na promoção social dos trabalhadores do campo. Entre as ações, foram mais de 370 pessoas de Bela Vista atendidas pelos programas Saúde do Homem e da Mulher Rural e Sorrindo no Campo, no ano passado. No âmbito educacional, o programa Agrinho contemplou 2.110 crianças do munício em 2023. Neste ano, quase 4 mil participam.
“Agradeço a parceria com o Sistema Famasul, que através do Senar/MS, desempenha um papel fundamental na capacitação, seja na área rural ou na melhoria da qualidade de vida.”, ressaltou o prefeito de Bela Vista, Reinaldo Miranda Benites.
Outro ponto de destaque foi apresentado pelo representante do Governo do Estado no evento. O secretário-executivo da Semadesc, Rogério Beretta, falou sobre a importância de debater pautas dos produtores rurais ao Congresso Federal.
“Quero parabenizar nosso presidente, Marcelo Bertoni, não só pelo excelente trabalho que vem desenvolvendo em nosso estado, mas também as ações que vem realizando em Brasília e também de maneira internacional. E deixo aqui o meu recado a todos: aproveitem as capacitações ações oferecidas pelo Senar/MS”, destacou Beretta.
A Expobel conta com patrocínio do Senar/MS e apoio da Famasul e segue até o dia 28 de julho. A programação une negócios, cultura, turismo e lazer em dez dias de evento, com leilões, shows, palestras, rodeios, laçadas, bailes e comidas típicas das comitivas como o concurso da 3ª queima do alho.
Assessoria de Comunicação Sistema Famasul – tudodoms