Lançada em Buenos Aires a 28° edição da FIT – Maior feira internacional de turismo da América Latina
Jefferson Severino
FIT BUENOS AIRES
Lançada em Buenos Aires a 28° edição da FIT – Maior feira internacional de turismo da América Latina. A direção da Feira Internacional de Turismo da América Latina (FIT Buenos Aires) realizou, o ato de lançamento da 28° edição do evento que acontece em Buenos Aires entre os dias 28 de setembro e 1° de outubro, no mesmo dia que acontece a ABAV(28). A FIT tem a maior preferencia do trade nacional e internacional e tais datas não deveriam ser conflitivas por parte da ABAV. Dessa forma, de 28 de setembro a 1 de outubro a FIT voltará a ser o ponto de encontro do turismo nacional e internacional. A FIT é uma das cinco feiras mais importantes do mundo e nesta edição voltará a surpreender com mais destinos, atrações e todas as experiências que pode reunir o turismo em um só lugar. FIT 2024 já conta com mais mais 14% de área de exposição que na edição anterior e a expectativa de superar os 125.000 visitantes. O Brasil estará presente como convidado, junto a mais de 50 países participantes, todas as províncias argentinas e mais de 1700 expositores confirmados. Sem dúvida, será a festa que confirmará o impulso do turismo como uma das indústrias mais importantes da economia argentina. O turismo tem um rol na relação bilateral muito importante, além de todos os aspectos econômicos que gera, tem um impacto muito positivo em cada visita de brasileiros a Argentina e vice-versa. Na FIT contará com 36 expositores e a participação do Ministério de Turismo e da Embratur para mostrar todas as opções que o nosso país.
NEGÓCIOS TURÍSTICOS
A FIT acontece de 28 de setembro a 1º de outubro de 2024, no La Rural, Buenos Aires. No sábado 28 e domingo 29 funciona das 14h às 21h e pode ser visitado por profissionais do Setor de Turismo e público em geral. Na segunda-feira 30 e terça-feira 1, das 10h às 19h, é exclusivo para profissionais do Setor de Turismo. A FIT 2024 consolida-se como um cenário de excelência para aqueles que procuram expandir seus horizontes comerciais na indústria turística. É o encontro ideal para estabelecer valiosos contatos com clientes atuais e potenciais, identificar e atrair novos distribuidores, expandir horizontes a mercados emergentes e manter-se ao dia com as últimas tendências do setor. A FIT América Latina transcende o conceito de feira, transformando-se em um espaço de encontro que fortalece relações profissionais e potencializa oportunidades de crescimento no setor turístico; é a porta de acesso às tendências de vanguarda, tecnologias de porta e oportunidades para se destacar na indústria. A feira ainda nem começou e a edição de 2025 já tem data marcada para os dias 27 a 30 de setembro.
NOVÍSSIMO HOTEL SIBARA
O Hotel Sibara SPA & Convenções, que está localizado no Centro de Balneário Camboriú, um dos principais destinos turísticos do litoral brasileiro, a apenas 100 metros do mar e próximo a um comércio vibrante, com lojas, bares e restaurantes variados, está completando 35 anos. Para celebrar esta importante data, o Sibara, que ainda possui o maior espaço para eventos da cidade dentro de hotel, apresentou ao público, o seu retrofit, com uma recepção totalmente renovada e ainda american bar e loja e café da renomada marca Lugano, de Gramado/RS. O gerente do Hotel Sibara, Osny Maciel Junior, destacou a importância das famílias por trás do hotel – Figueiredo e Testoni, que junto com ele por três anos planejaram e colocaram em prática o retrofit de toda a estrutura, agora oferecendo um hotel completo e entregando o melhor para os hóspedes e clientes. “Estou há 12 anos à frente do hotel e 15 anos no grupo, e isso é uma grande honra. É um hotel novo que entregamos, com a recepção renovada, loja e café lugano, restaurantes, salas de reunIão, american bar, sala de TV, fora as seis categorias dos quartos totalmente reformuladas – econômico, superior, superior com varanda, suite familiar, suite master e suite master premium. Ainda temos a área de lazer, que também foi reformulada, com jacuzzi, sauna seca e à vapor, SPA, academia, playground e sala kids. Todos os detalhes para a experiência aos hóspedes ser completa, com excelência no atendimento e proporcionar o que nenhum outro hotel consegue entregar”, disse.
Na noite especial, o público ainda pôde conhecer a nova mascote do Hotel Sibara, a esquilinha Siba, que frequentemente estará interagindo com os turistas e moradores da cidade, como nos eventos temáticos que o hotel realiza ao longo do ano, a exemplo do Natal, quando presenteia Balneário Camboriú com o coral em suas janelas. O prefeito da cidade, Fabrício Oliveira, salientou que o retrofit do Hotel Sibara é mais uma grande melhoria para a cidade, que constantemente investe em requalificação e evolução. “A prefeitura e empresas seguem de mãos dadas, e por isso nos destacamos no Brasil e no mundo. Hoje somos um destino sol e mar, de parques e eventos, e o Hotel Sibara faz um trabalho fantástico, integrado ao nosso trade turístico, e está de parabéns”, afirmou. Já o secretário de Turismo, Thiago Velasques, enalteceu que o Sibara é um hotel que está no nível do que Balneário Camboriú merece. “A nossa cidade atravessa um momento muito especial, com muitas obras importantes que foram realizadas que colocaram a cidade como destaque nacional e internacional, e isso também inclui o setor privado. Por isso, a prefeitura é unida com o setor privado e juntos conseguimos fazer ainda mais”, disse.
O Presidente do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina, Osmar José Vailatti, também esteve presente no evento de lançamento do retrofit do hotel e comentou que a Hotelaria de Santa Catarina está muito feliz, porque o Sibara já é uma marca consolidada em Balneário Camboriú e em Santa Catarina para todo o Brasil. “E com esse retrofit, com a qualidade do material que foi usado aqui para dar leveza e satisfação de quem chega aqui, é muito importante. A hotelaria precisa se qualificar a cada dia, acompanhar a evolução, porque o turista está cada vez mais exigente”, informou. O projeto foi idealizado pela arquiteta Daniela Rauen, diretora e fundadora do Studio Rauen Arquitetura, com sede em Balneário Camboriú, o escritório vem realizando projetos para o Hotel Sibara desde 2021, como a sala de eventos Figueira, Hall do lazer, Foyer do centro de eventos, corredores, mais de 100 quartos da torre um, os dois restaurantes e por fim a recepção.
O projeto da recepção, o coração do Hotel Sibara não poderia ser diferente, foi um projeto desafiador, o marco da grande transformação e nova etapa da marca. Elaborado para impressionar e tornar a estadia de cada hóspede em uma experiência inesquecível, buscando trazer algo único para a cidade. Seguindo uma linha contemporânea e repleta de detalhes sempre buscando estar conectada aos novos hábitos e tendências. O projeto da recepção, o coração do Hotel Sibara não poderia ser diferente, foi um projeto desafiador, o marco da grande transformação e nova etapa da marca. Elaborado para impressionar e tornar a estadia de cada hóspede em uma experiência inesquecível, buscando trazer algo único para a cidade. Seguindo uma linha contemporânea e repleta de detalhes que convidam o hóspede e visitante a contemplar e vivenciar o melhor da arquitetura e do design.
TRANSFORMANDO CLIENTES EM FÃS
Falando nisso, você já se questionou como algumas empresas conseguem transformar simples clientes em fãs leais e apaixonados? O que elas fazem de diferente e como você pode aplicar essas estratégias no seu próprio negócio? Se essas perguntas despertaram sua curiosidade, você não pode perder o workshop “Transformando Clientes em Fãs,” que será conduzido por William Weber, no dia 17 de Outubro em Florianópolis. Estruturas e Estratégias Inspiradoras William Weber, autor do livro “10 Passos Mágicos para o Sucesso,” utiliza uma metodologia baseada em cases da Disney e em suas próprias criações para encantar clientes. “O Workshop abordará temas essenciais como empatia, engajamento, técnicas de storytelling e experiências dos clientes com suas marcas”, afirma William Weber. E acrescenta: “Meu objetivo é ensinar métodos eficazes para usar no momento certo, garantindo que os clientes estejam preparados para comprar e, eventualmente, se tornem verdadeiros fãs da marca”. William Weber é uma figura respeitada no campo do customer experience e inovação. Formado pelos renomados Disney Institute e Singularity University, e mestre em gestão e inovação pela Universidade de Poitiers, na França, Weber possui um currículo de destaque. Participou de 15 grandes projetos, iniciou o mercado de coworking no Brasil, cunhou o conceito de marketing On-life e é o criador do projeto Home Experience. Atualmente, atua como consultor de experiências do melhor hotel de luxo do mundo, localizado em Gramado, e é head de experiências da Hector Dragão, uma pizzaria temática na mesma cidade. Os participantes do workshop podem esperar uma abordagem prática e inspiradora para transformar a experiência dos clientes. Com estratégias comprovadas e insights valiosos, Weber mostrará como a empatia e o engajamento podem criar experiências memoráveis. Através de técnicas de storytelling, ele demonstrará como contar histórias que ressoam com os clientes e fortalecem a ligação emocional com a marca. Por isso, se você deseja aprender como encantar seus clientes e transformá-los em fãs dedicados. Mais informações: 048 9 9933-8274 – comercial@palestracerta.com.
ROMA – ACESSO LIMITADO
Eu não sei que sentido tem ir a um lugar/destino/atração em quem tem visitação absurda só para dizer que esteve lá. Eu, quando viajo, escolho épocas de baixa temporada para poder curtir de fato lugares especiais. Estão mais do que certos os romanos que estão pensando em limitar o acesso à histórica Fontana di Trevi, que não é apenas uma obra-prima barroca, mas também um dos principais pontos turísticos do mundo – e cartão postal da cidade italiana. Os planos que estão sendo considerados envolvem que os visitantes façam uma reserva com antecedência para visitar a fonte. A mesma coisa acontece lá na Pedra Furada em Urubici/SC, onde o turista tem que preencher cadastro via web para ver quando pode subir. Ao chegar na cancela, só pode subir após o outro descer e ficar lá apenas 15 minutos. Em Roma, logicamente, os residentes, terão permissão para visitar a fonte e o farão gratuitamente. Mas todas as outras pessoas precisarão fazer uma contribuição de um a dois euros em troca da possibilidade de passar algum tempo apreciando a obra-prima. O sistema de reserva paga é apenas uma das opções que a cidade está considerando para proteger o local histórico. O objetivo da taxa de entrada não é arrecadar dinheiro, mas usar o novo sistema como um mecanismo para controlar a multidão de pessoas que circunda a fonte desde o nascer até o pôr do sol e até tarde da noite. O novo sistema também acabaria com comportamentos desrespeitosos de alguns turistas, de acordo com o jornal. A discussão sobre a melhor forma de proteger a fonte é especialmente urgente no momento em que a cidade se prepara para sediar o jubileu de 2025, que é um evento católico romano com duração de um ano que deve trazer mais de 30 milhões de turistas e peregrinos a Roma. Aqui no Brasil a gente não chega aos seis milhões por ano nem com vela acesa.