PUBLICIDADE

Super Quarta: decisões de juros nos EUA e Brasil movimentam o mercado cambial


PUBLICIDADE
  • mell280

18/09/2024 09h09

Super Quarta: decisões de juros nos EUA e Brasil movimentam o mercado cambial

Thais Cipollari


Elson Gusmão, diretor de câmbio da Ourominas, explica que decisões de juros no Brasil e nos EUA prometem movimentar o mercado, com potenciais impactos imediatos no câmbio e no rumo da economia global.

O dólar à vista finalmente encerrou o dia abaixo de R$ 5,50 nesta terça-feira (17), cotado a R$ 5,4865. A expectativa de maior fluxo de capital estrangeiro tem contribuído para essa queda.
Hoje, dia 18 de setembro, é um dia crucial para decisões de política monetária, tanto nos Estados Unidos quanto no Brasil. Aqui, as previsões indicam que o Banco Central deve elevar a taxa de juros em 0,25%, com o anúncio após o fechamento do mercado. Essa decisão, que não deve ser unânime, terá impacto nos preços amanhã.
No entanto, para que o real se valorize de maneira sustentável, é fundamental um compromisso com o equilíbrio fiscal. Controlar os gastos públicos, evitar despesas fora do teto de gastos e frear a criação de novos impostos que possam prejudicar o crescimento, são passos essenciais. O povo brasileiro não sente o retorno adequado dos tributos pagos, o que intensifica a pressão por uma política fiscal mais eficiente.
No momento, a dinâmica cambial está sendo influenciada principalmente pelo diferencial de juros. Para o Banco Central, a elevação dos juros visa controlar a inflação, além de compensar a falta de compromisso fiscal. O impacto das decisões de hoje poderá ser refletido no mercado por meio do carry trade, mas o diferencial de juros exato será acompanhado de perto.
Nos Estados Unidos, o Federal Reserve provavelmente cortará os juros em 0,25%. O ponto mais relevante, porém, será o comunicado subsequente, no qual os economistas buscarão pistas sobre a trajetória futura dos juros.
A meu ver, um ajuste de 0,25% em ambos os países já está precificado no câmbio atual. No entanto, qualquer decisão que ultrapasse esse patamar trará reflexos imediatos no mercado de câmbio. 
No calendário econômico de hoje, a zona do euro divulgará o IPC de agosto antes da abertura dos mercados. No Brasil, teremos a divulgação do fluxo cambial estrangeiro às 14:30 e a decisão de juros às 18:30. Nos EUA, além dos dados de construção de casas novas de agosto às 9:30, o grande evento será a decisão de juros às 15:00, seguida pela declaração e coletiva de imprensa do FOMC.
Uma super quarta-feira a todos!
Sobre Elson Gusmão
Elson Gusmão é o Diretor de Câmbio da Ourominas, considerada uma das maiores empresas de ouro e câmbio do país. Formado em Gestão Financeira em 2016, está há mais de 8 anos na Instituição Financeira e DTVM. Faz análises sobre a cotação de câmbio de moedas e realiza comentários sobre as atualizações do mercado.
Sobre a Ourominas
A Ourominas (OM) possui anos de história e atuação. Ao longo desse período construiu uma sólida reputação, se consolidando como uma bem-sucedida instituição do mercado e referência no Brasil em serviços financeiros.
Atualmente a OM possui um portfólio diversificado de soluções financeiras no mercado de ouro ativo financeiro para exportação, investimento e consumo industrial, da qual é certificada na Americas Gold Manufacturers Association (AMAGOLD). E no mercado de câmbio de moedas estrangeiras para turismo e negócios internacionais, integra a Associação Brasileira de Câmbio (ABRACAM).
Em 2021, a OM foi a primeira Instituição Financeira da América Latina a possuir as certificações ISO 9001, 14001 e 45001, e em 2022, a OM foi a primeira Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários (DTVM) da América Latina a possuir a certificação Great Place to Work (GPTW).
Com uma estrutura completa de consultores especializados, oferece atendimento dedicado a diversos perfis de empresa ou pessoa física, moldando os produtos às necessidades dos clientes com qualidade, agilidade e baixos custos operacionais.

 


 





PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE