PUBLICIDADE

Tudodoms: Produtores de Maracaju se mobilizam para combater Crise no Agronegócio


PUBLICIDADE
  • mell280

18/09/2024 12h23

Tudodoms: Produtores de Maracaju se mobilizam para combater Crise no Agronegócio

Hosana de Lourdes, da redação


Valdenir Portela Cardoso, Irineu José Busatto, o vice-prefeito Mauro Cristianini, Roberto Oliveira Silva Jr e Roney Pedroso, com o presidente do Sindicato Rural do município


Produtores rurais de Maracaju, liderados por Valdenir Portela Cardoso, Irineu José Busatto, o vice-prefeito Mauro Cristianini, Roberto Oliveira Silva Jr e Roney Pedroso, reuniram-se no Sindicato Rural do município com presidente Marco Antônio Marcondes para discutir a crise que se aproxima no agronegócio.

 

O grupo busca formas de encampar um movimento que possa influenciar políticas públicas e evitar que a crise agrícola chegue forte em 2025, afetando não só a economia local, mas também a global. Um novo encontro está marcado para o dia 26 de setembro, com representantes do setor e instituições financeiras.

 

Produtores rurais de Maracaju vão trabalhar com reuniões para que medidas sejam tomadas e resolvam,  crise no setor agrícola, impulsionada pela relação desbalanceada entre produtividade, custo de produção, e preços de comercialização. Durante uma reunião realizada hoje no Sindicato Rural, liderada pelo presidente Marco Antonio Marcondes, discutiu-se a necessidade de políticas públicas mais favoráveis.

O evento destacou o impacto do endividamento e a dificuldade de acesso ao financiamento agrícola, fatores que estão pressionando os produtores a buscarem soluções coletivas. Além disso, a alta nos custos de insumos e a baixa lucratividade vêm comprometendo a viabilidade das propriedades agrícolas.

Como resposta, ficou definida a realização de um novo encontro no tatersal, no dia 26 de setembro, às 18 horas, com a presença de produtores, cooperativas, Aprosoja e instituições financeiras. A meta é ampliar o diálogo sobre esses desafios e propor estratégias que possam aliviar a crise.

Os participantes da reunião destacaram que essa crise não é exclusiva de Maracaju, mas também afeta outras regiões de Mato Grosso do Sul, que compartilham realidades semelhantes. Para muitos, essa união representa uma oportunidade de fortalecer o movimento em busca de melhores condições de trabalho no campo.

O cenário atual exige que os produtores se mobilizem e se organizem, não só para pressionar por melhores políticas agrícolas, mas também para explorar alternativas que permitam a sustentabilidade da atividade. Esse grupo de produtores já esteve no início da semana conversando com o governador Eduardo Riedel levando suas reivindicações em prol da classe produtora. 

 

O governador Eduardo Riedel que é produtor rural reforçou seu compromisso com o agronegócio, destacando que este é um setor vital para o desenvolvimento sustentável de Mato Grosso do Sul. “Nosso objetivo é garantir que o agro continue gerando emprego, renda e oportunidades para todos, promovendo o crescimento econômico do estado”, afirmou.

 

Produtores com o governador Eduardo Riedel em Campo Grande (assessoria)





PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE