- mell280
03/10/2024 09h39
Sesc PR realiza Campeonato Brasileiro de Futebol PC
Competição vai reunir 14 equipes dos estados do Paraná, Mato Grosso do Sul, Pará, Piauí, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e do Distrito Federal
O Estádio Municipal Atílio João Bortolotti, em São José dos Pinhais-PR, será a sede do Campeonato Brasileiro de Futebol PC realizado pelo Sesc PR em parceria com a Associação Nacional de Desporto para Deficientes (ANDE), órgão regulador da modalidade. A competição faz parte do projeto Paracopa Sesc PR e será disputada de 18 a 22 de outubro, com a participação de sete equipes da 1ª divisão e sete da 2ª divisão.
A abertura do evento será no estádio às 9h30, no dia 18, seguida das primeiras partidas da competição. A final será no dia 22, a partir das 15h30, encerrando com a cerimônia de premiação, que será a entrega de troféu para o vencedor e medalhas para os três primeiros colocados em cada categoria.
Os times têm as despesas custeadas pelo Sesc PR e representam os estados do Paraná, Mato Grosso do Sul, Pará, Piauí, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e do Distrito Federal.
O Campeonato Brasileiro de Futebol PC é aberto ao público, com entrada gratuita, e tem apoio do Comitê Paralímpico Brasileiro e promoção da RPC.
Equipes da 1ª Divisão
CR Vasco Da Gama - Rio de Janeiro/RJ; Caira - Campo Grande/MS; Otimismo - Rio de Janeiro/RJ; APBS/SÃO PAULO FC - Guarujá/SP; CEPE - Joinville/SC; River Plate - Teresina/PI; Ativa - Campo Grande/MS
Equipes da 2ª Divisão
CEMDEF - Campo Grande/MS; Apesblu - Blumenau/SC; CETEFE - Brasília/DF; MOHCIPED - Brasília/DF; ACEAB/Tuna Luso - Belém/PA; Itaquá - Itaquaquecetuba/SP e CFA Curitiba - Curitiba/PR.
Paracopa Sesc PR
Realizado desde 2022, o Paracopa Sesc PR é o braço desportivo da instituição para promover e incentivar o paradesporto amador e de alto rendimento. Já foram realizados dentro do projeto campeonatos de Bocha Paralímpica, Vôlei Sentado e Futebol PC. Nas edições realizadas em 2024, mais de 1.500 atletas com deficiência participaram das competições realizadas pelo Paracopa Sesc PR.
Futebol PC
O futebol PC é praticado por atletas com paralisia cerebral, decorrente de sequelas de traumatismo crânio-encefálico ou de acidentes vasculares cerebrais. As regras são da FIFA, mas com algumas adaptações feitas pela Associação Internacional de Esporte e Recreação para Paralisados Cerebrais (CP-ISRA). Cada time tem sete jogadores (incluindo o goleiro) e sete reservas. A partida dura 60 minutos, divididos em dois tempos de 30, com um intervalo de 10.
Desde janeiro de 2018, a classificação funcional passou a dividir os atletas do futebol PC para paralisados cerebrais em três novas classes funcionais: FT1 (Comprometimento severo), FT2 (Comprometimento mediano) e FT3 (Comprometimento leve). Na regra atual, é obrigatório que exista sempre ao menos um atleta da classe FT1 em campo. Caso não seja possível, o time deve jogar com seis ou cinco jogadores. Cada equipe só pode contar com, no máximo, um atleta da classe FT3 em campo, durante toda a partida.