PUBLICIDADE

Prefeito reeleito Eduardo Campos pode anunciar primeiros secretários da próxima gestão semana que vem


PUBLICIDADE
  • mell280

14/11/2024 09h43

Prefeito reeleito Eduardo Campos pode anunciar primeiros secretários da próxima gestão semana que vem

Carlos MOnfort


 O prefeito reeleito de Ponta Porã, Eduardo Campos (PSDB) pode anunciar na próxima semana, os primeiros nomes para o 1º escalão a partir de 2025, quando inicia seu mandato para quatro anos.

Interlocutores ouvidos pelo PONTAPORAEMDIA bem próximos ao gabinete do prefeito e da equipe mais próxima ao Chefe do Executivo, afirmam que após passar por uma bateria de exames médicos em São Paulo, Eduardo Campos já havia informado antes de viajar que na segunda quinzena de novembro poderia confirmar os primeiros futuros integrantes do seu governo.

Ainda conforme as informações extraoficiais, o prefeito Eduardo Campos também deverá realizar a primeira reunião conjunta com todos os futuros parlamentares eleitos no dia 06 de outubro.

Continua após a publicidade
Anúncio

Até agora, após o pleito, Campos reuniu-se de forma individual com um ou outro que o procurou na prefeitura, mas oficialmente a primeira reunião ainda está por acontecer e pode ser na semana que vem.

Nomes para o futuro secretariado do prefeito Eduardo Campos não faltam.

Fala-se que a professora Maria Leny Antunes Klais seria a próxima titular da pasta de Educação, que já foi dela por 12 anos nas gestões de Flávio Kayatt (oito anos) e outros quatro anos com Hélio Peluffo Filho. 

Continua após a publicidade
Anúncio

Para secretária-adjunta, é dada como certa a permanência da professora Eliana Fernandes, que trabalharia ao lado de Leny Klais na condução da pasta.

Continua após a publicidade
Anúncio

Para a secretaria de Esportes e Cultura, que deverá ser criada a partir do desmembramento da Secretaria de Educação (hoje a nomenclatura é secretaria municipal de Educação, Esportes, Cultura e Lazer), o nome em voga é do vereador reeleito José Menino Júnior, mas outros dois desportistas também estão no roll dos ´secretariáveis´ para a nova função.

Nos bastidores já há uma intensa animosidade entre aliados por conta da indicação do futuro secretário de Esportes, já que inicialmente havia compromisso do indicado sair da categoria dos profissionais em Educação Física, mas o União Brasil reivindica (ou reivindicava) a indicação já que o prefeito Eduardo Campos teria assumido esse compromisso de nomear um indicado pelo partido.

Para outras áreas, a advogada Dilma Silva é a mais lembrada para ocupar a secretaria de Assistência Social.

Bem próxima da primeira-dama Paula Consalter, Dilma já desempenha coordenação de ações na assistência desde o início do mandato do prefeito Eduardo Campos em janeiro de 2023.

Para a secretaria de Saúde, levando-se em conta o discurso do então candidato Eduardo Campos na convenção do PP dizendo que Patrick Derzi retornaria em janeiro para continuar o bom trabalho realizado por ele durante mais sete anos, acredita-se que o vice-prefeito eleito é o nome para voltar a ser o titular da pasta.

Nomes não faltam para compor o secretariado.

Dentre os que já ocupam, são dadas como certas as permanências de Candinho Gabínio (hoje na Segurança Pública), Thalita Klais (Meio Ambiente), Raquel Lageano (Desenvolvimento Sustentável).

No caso de Candinho, não necessariamente na mesma pasta.

Saídas dadas como certas são de Fábio Caffarena (Governo e Comunicação), Mirta Landolfi (Educação, Esportes, Cultura e Lazer), Dulce Manosso (Administração), Vera Oliveira (Assistência Social) e o Procurador Jurídico do município, Ricardo Soares Sanches Dias.

Dentre os atuais vereadores, especula-se na possibilidade de Annie Espínola e Vanderlei Avelino ocuparem funções estratégicas nas áreas de Educação e Esportes, respectivamente.

Extraoficialmente, a informação é que antes de fazer o anúncio dos primeiros secretários, o prefeito Eduardo Campos realizará reunião com o secretariado atual, posteriormente com os vereadores eleitos para a próxima legislatura e daí sim, poderá anunciar os primeiros futuros integrantes do 1º escalão de seu governo a partir de 2025.

Com o anúncio, o prefeito Eduardo Campos amenizaria a ´guerra´ nos bastidores por espaços e reduziria a tensão política na própria base, inclusive dentro do seu partido, o PSDB.