- mell280
21/11/2024 07h50
Tudodoms: Mato Grosso do Sul conquista três prêmios na II Oficina Nacional do Projeto ImunizaSUS
Entre os dias 18 e 20 de novembro, em Brasília, Mato Grosso do Sul se destacou nacionalmente ao levar três prêmios na II Oficina Nacional do Projeto ImunizaSUS. Representado pelos municípios de Selvíria, Aquidauana, Maracaju, Três Lagoas e Caarapó, o estado apresentou experiências inovadoras que fortalecem as estratégias de imunização e a saúde pública.
A Presidente do Cosems-MS e Secretária de Saúde de Vicentina, Josiane de Oliveira, ressaltou o mérito dos profissionais envolvidos: “Nosso Estado foi muito bem representado, com cinco finalistas e três ganhadores. Isso demonstra a qualidade e o comprometimento dos técnicos de saúde em promover o bem-estar da nossa população. Parabéns a todos!”.
Projetos vencedores
Caarapó levou o Prêmio Conasems com o vídeo documentário “Fortalecendo a Imunização: Estratégias Colaborativas para Proteger as Comunidades Indígenas de Caarapó contra a Dengue”. Vinicio Faria, secretário de Saúde do município e diretor administrativo do Cosems-MS, celebrou: “Esse reconhecimento nacional valoriza um trabalho construído com dedicação e respeito às comunidades indígenas. É um orgulho imenso para nós.”
Selvíria foi premiada na categoria SBIm e OPAS com o projeto “Estratégias para alcançar as coberturas vacinais no município de Selvíria e seus impactos no indicador do Previne Brasil”. A autora, Patrícia Chiochetta Alves, emocionou-se com a conquista: “É um sinal de que estamos no caminho certo, trabalhando pela erradicação de doenças.”
Aquidauana, Maracaju e Três Lagoas também foram finalistas e apresentaram projetos que receberam grande destaque no evento:
• Aquidauana: “A volta do Zé Gotinha nas ações de imunização” – Camila Mayer Mirowski.
• Maracaju: “Vacinas especiais e a equipe de Atenção Primária” – Daise Cristiane de Oliveira Silva.
• Três Lagoas: “Declaração de vacinação atualizada (DVA): uma estratégia de vacinação de qualidade” – Fernanda Marega Nery Ruiz.
Reconhecimento nacional
Para Adeiza Abrami, secretária de Saúde de Brasilândia e representante do estado no Projeto ImunizaSUS, o evento proporcionou uma valiosa troca de experiências: “Essa Mostra é uma oportunidade ímpar. Os projetos passam por etapas seletivas estadual e nacional, com custos cobertos, incentivando práticas diferenciadas nos municípios.”
Com os prêmios e destaques obtidos, Mato Grosso do Sul reafirma seu compromisso com a saúde pública, promovendo iniciativas inovadoras e de impacto positivo para a população.