Criadores também apontaram seus conteúdos e perfis de interesse sobre o tema
São Paulo, janeiro de 2024 – O marketing de influência está se tornando cada vez mais nichado, permitindo conexões mais profundas e direcionadas entre marcas e públicos específicos. Com esse foco, a Wake Creators, empresa de tecnologia líder em marketing de influência baseado em dados, tem se dedicado a analisar e entender as tendências de comportamento na creator economy.
O estudo atual aborda o nicho de educação. Na pesquisa, 56% dos entrevistados seguem perfis que compartilham dicas de estudo, 52% preferem influenciadores que trazem curiosidades sobre disciplinas, enquanto, 44% optam por conteúdos sobre os cursos e instituições. Estes resultados reforçam quais abordagens promovem um aprendizado mais acessível, com uma linguagem mais simples e dinâmica, por meio de plataformas como YouTube, Instagram e, mais recentemente, TikTok, despertando o interesse do público.
"Estamos vendo como os influenciadores conseguem traduzir temas complexos em conteúdos acessíveis e interessantes, criando uma conexão autêntica. Essa escolha estratégica potencializa o impacto e fortalece o engajamento, especialmente pensando em marcas que têm como produto o conhecimento e desenvolvimento pessoal, como instituições de ensino, por exemplo", explica Julia Affonseca, Diretora de Negócios e Operações da Wake Creators.
O estudo da Wake Creators ainda abordou quais são os perfis educativos mais lembrados pelos influenciadores, são eles: Manual do Mundo (2.6M), Débora Aladim (1.4M), Cintia Chagas (6.6M) e Mari Krüger (1.2M). Outros influenciadores citados foram a Nath Finanças (796k) e a Nathalia Arcuri (3.4M), conhecidas por abordar educação financeira de forma clara e relevante.
As marcas de materiais para escritório e escolares são fortemente associadas à educação, o que torna os conteúdos feitos diretamente ligados às principais datas e acontecimentos do setor educacional uma boa pedida para conversar com o público-alvo dessas empresas. Foi o que apontaram os entrevistados que escolheram as marcas mais lembradas em campanhas educacionais: Faber Castell (6%), Estácio (5%), Descomplica (4%), Anhanguera (3%), Bic (3%) e EBAC (3%).
Aprimoramento profissional
Segundo a pesquisa, 98% dos influenciadores fariam algum curso relacionado a sua área profissional. Quanto aos temas de cursos de interesse relacionados ao aprimoramento da criação de conteúdo, os mais mencionados pelos creators foram marketing (11%), marketing digital (6%) e edição de vídeo (3%). Além destes, cursos de fotografia, comunicação, criação de conteúdo, edição, moda, publicidade e propaganda e storytelling foram citados por 2% dos respondentes.
A maior parte dos entrevistados (94%) também afirmou ter vontade de aprender ou aprimorar seus conhecimentos em uma nova língua. Os idiomas que os influenciadores mais citaram são: inglês (54%), espanhol (19%), francês (13%) e italiano (8%).
*A pesquisa sobre educação da Wake Creators ouviu um total de 500 criadores de conteúdo cadastrados na plataforma da empresa durante o mês de setembro de 2024.
Sobre a Wake Creators:
A Wake Creators é uma empresa de tecnologia, com mais de 10 anos de existência, líder em marketing de influência baseado em dados. Fundada em 2014, foi adquirida pelo grupo LWSA em 2021, e desde 2023 faz parte do ecossistema Wake, que oferece soluções digitais integradas para o varejo e a indústria. A Wake Creators tem a maior base de influenciadores da América Latina, com 260 mil criadores cadastrados e usa inteligência artificial e machine learning para as campanhas trazerem o melhor impacto e performance para as marcas. No portfólio de clientes, grandes marcas, como Samsung, Ambev, Spotify, Unilever, Bradesco, Natura, Magazine Luiza, iFood, entre outras. Saiba mais em: Link
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