PUBLICIDADE
- mell280
18/01/2025 06h58
Fim de semana em MS começará com chuvas intensas, alerta Inmet
Até sábado, o Estado poderá registrar ventos de até 100 km/h
Por Geniffer Valeriano
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas para várias cidades de Mato Grosso do Sul, prevendo chuvas intensas e ventos fortes. Campo Grande, sob alerta amarelo, já registrou 3,6 mm de chuva em duas horas e uma queda de temperatura de 7,2ºC. Vinte e nove municípios estão sob alerta laranja, com possibilidade de ventos de até 100 km/h e chuvas acumuladas de 60 mm/h. Outras áreas estão em alerta amarelo, com riscos de ventos de até 60 km/h e chuvas de 30 mm/h. O Inmet recomenda precauções, como evitar abrigo sob árvores e desconectar aparelhos eletrônicos da tomada, além de consultar a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros em caso de emergência.
Conforme divulgado, 29 municípios estão sob alerta laranja que iniciou nesta sexta-feira (17) e segue até as 12h de sábado (18). Durante este período os ventos devem ser intensos, podendo chegar a 100 km/h. Enquanto a chuva pode registrar acumulado de 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia.
Outra parte de MS está sob perigo potencial, alerta amarelo, podendo registrar ventos de até 60 km/h e acumulado de chuva de 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Em ambos os avisos é dito que há risco de ocorrer corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Mapa mostra regiões que estão sob alerta amerelo e laranja de chuvas intensas em MS (Foto: Reprodução)
Segundo detalhado, há municípios que estão sob os alertas. Sendo eles: Água Clara, Alcinópolis, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Bandeirantes, Bataguassu, Brasilândia, Camapuã, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corguinho, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Figueirão, Inocência, Jaraguari, Paraíso das Águas, Paranaíba, Pedro Gomes, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, Rochedo, Santa Rita do Pardo, São Gabriel do Oeste, Selvíria, Sonora e Três Lagoas.
As cidades que estão sob alerta amarelo são: Anastácio, Anaurilândia, Angélica, Batayporã, Campo Grande, Deodápolis, Dois Irmãos do Buriti, Douradina e Dourados, Eldorado, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Iguatemi, Itaquiraí, Ivinhema, Japorã, Jateí, Juti, Ladário, Miranda, Mundo Novo, Naviraí, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Sidrolândia, Taquarussu, Terenos e Vicentina.
É orientado que em caso de rajadas de vento, árvores não sejam usadas como abrigo. Também é recomendado que não sejam estacionados próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. “Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193)”, orienta o Inmet.
veja também
Boletim Epidemiológico da Dengue.