PUBLICIDADE  
- mell280
 
27/01/2025 09h57
Tudodoms: Câmara de Maracaju realiza primeira sessão ordinária de 2025 com debates sobre educação e habitação
Da redação, Hosana de Lourdes
A Câmara Municipal de Maracaju realizou, nesta segunda-feira (27), a primeira sessão ordinária de 2025, marcando o início dos trabalhos legislativos do ano. Um dos principais temas em discussão foi o Projeto de Lei encaminhado as comissões que “Dispõe sobre o uso de aparelhos de celulares e outros dispositivos tecnológicos em ambiente escolar da rede municipal de ensino”, que foi encaminhado para análise das comissões da Casa. O projeto prevê a proibição do uso de dispositivos eletrônicos portáteis pessoais, incluindo telefones celulares, nas escolas públicas e privadas de educação básica do município.
De acordo com a proposta, a restrição tem como objetivo “salvaguardar a saúde mental, física e psíquica das crianças e adolescentes”, abrangendo todos os espaços escolares onde são realizadas atividades pedagógicas sob a orientação de profissionais da educação.
O texto estabelece que aparelhos como celulares, tablets e relógios inteligentes deverão ser mantidos desligados ou no modo silencioso durante o período escolar, salvo em situações específicas, como:
	•	Desenvolvimento de atividades didático-pedagógicas, pesquisas e estudo de línguas;
	•	Necessidade de alunos com condições de saúde que dependam desses dispositivos para monitoramento;
	•	Autorização expressa do professor diante de emergências ou comunicação inadiável.
A Secretaria Municipal de Educação e as escolas da rede privada poderão definir protocolos e procedimentos para o armazenamento dos dispositivos eletrônicos durante o horário escolar. A proposta, de autoria do Poder Executivo, será discutida nos próximos dias e promete gerar amplo debate entre vereadores, educadores e a comunidade escolar.
Habitação também em pauta
Outro tema de destaque na sessão foi o Projeto de Lei que trata da conclusão das obras do conjunto habitacional no loteamento Ivan Loureiro Cardoso. A iniciativa busca solucionar a demanda habitacional de Maracaju, garantindo moradia digna para centenas de famílias. Os vereadores enfatizaram a importância do projeto e cobraram agilidade na conclusão das obras, reforçando a necessidade de investimentos na infraestrutura urbana do município.
Outras demandas discutidas
Além dos projetos em tramitação, os parlamentares apresentaram requerimentos e indicações abordando temas como saúde, segurança pública e melhorias na infraestrutura urbana. O presidente da Câmara vereador Rener Barbosa (PSDB), ressaltou o compromisso do Legislativo com a população, afirmando que o objetivo é trabalhar em conjunto com o Executivo para atender às necessidades do município.
“A Câmara inicia 2025 com foco em projetos essenciais para o desenvolvimento de Maracaju, sempre priorizando o diálogo e a participação da sociedade”, declarou o presidente da Casa.
A próxima sessão ordinária está prevista para ocorrer na próxima segunda-feira ás 08h, com a expectativa de novas deliberações sobre investimentos e políticas públicas para Maracaju, no Centro Cultural. %2009_56_34_a53a09df.jpg)
          
          
%2009_56_34_a53a09df.jpg)
veja também
 
 Expogenetica 2025
 
Governo de MS leva inclusão ao setor de eventos e lança Guia da Acessibilidade; durante a Expogenética
 
 Sessão Ordinária Maracaju
 
Bruno Barros repudia Decreto Federal que enfraquece as APAE’s, defende união dos Vereadores por solução ao Raio de Luz e destaca projeto sobre eleição de diretores escolares
 
 Segurança Rio
 
Governo de MS discute a integração nacional da segurança pública em agenda no Rio de Janeiro
 
 Reunião Rio de Janeiro
 
	
	
	
	
	
	
	

