- mell280
03/02/2025 15h51
Faltam três meses: estreando no primeiro semestre, 5ª edição da Wine South America impulsiona vendas de vinho para o inverno
Importadores, distribuidores, atacadistas, varejistas e profissionais do vinho do Brasil todo visitarão a Serra Gaúcha de 6 a 8 de maio. Espaços de Portugal e Itália estão entre os destaques internacionais
O setor vitivinícola se aproxima da realização de uma das mais importantes feiras de wine business da América Latina. A Wine South America (WSA) será de 6 a 8 de maio em Bento Gonçalves, capital nacional do vinho, e ganha ainda mais força ao atrair países inéditos para sua 5ª edição. Portugal, que figura no ranking mundial dos 10 países que mais exportam vinhos (em valor e volume de exportação), marcará presença pela primeira vez com o espaço Wines of Portugal. Mais de dez vinícolas representarão diversas regiões produtoras portuguesas, como Alentejo e Lisboa. Vale destacar ainda que a WSA contará com vinícolas premium de países como Uruguai, Chile, Argentina, Espanha e França, entre outros.
Novas regiões vitivinícolas brasileiras também participarão pela primeira vez da WSA. Vinícolas de Pernambuco, especialmente da região do Vale do São Francisco, e do centro do país, de Brasília, figuram entre os nomes confirmados. E as novidades não se concentram apenas entre os participantes, mas também na programação de palestras, workshops e masterclass.
Ao ser realizada pela primeira vez no primeiro semestre, a 5ª edição da Wine South America ocorre justamente em um período do ano extremamente promissor para as vendas de inverno - já que é quando as temperaturas mais baixas aparecem que os consumidores abrem espaço na adega para a aquisição de vinhos. “Um dos diferenciais da WSA é acontecer na maior região produtora de uvas do país, o que possibilita visitas in loco nas vinícolas e negociações presenciais. A mudança para o primeiro semestre é estratégica porque potencializa as vendas de inverno, que são muito importantes para o setor”, detalha Marcos Milanez Milaneze, diretor da WSA.
O evento é destinado ao público profissional do universo do vinho e, em três dias, a feira deve promover mais de 2 mil reuniões de negócios, confirmando a vocação de reunir compradores qualificados e também de ser uma plataforma de relacionamento e vendas entre o mundo do vinho e a América Latina.
Itália dobra participação na WSA em 2025
A WSA é realizada pela Milanez & Milaneze, empresa do Grupo Veronafiere, líder na realização de exposições na Itália e segundo em volume de negócios da Europa. Por isso, a feira brasileira conta com o know-how da Vinitaly, que por mais de 50 anos é a feira referência mundial do setor de vinhos.
A participação italiana, inclusive, é um dos destaques internacionais da feira. O estande coletivo da Itália, promovido pela Italian Trade Agency (ICE-ITA), irá dobrar de tamanho em relação à última edição e chega com 360m². Já confirmaram presença mais de 30 produtores e importadores exclusivos de vinhos italianos.
Sobre a Wine South America
A Wine South America será realizada de 6 a 8 de maio de 2025, na Serra Gaúcha. A região é a maior produtora de vinhos e espumantes do Brasil.
A cidade de Bento Gonçalves, sede do evento, é conhecida como a capital brasileira da uva e do vinho e contempla a importante denominação de origem (DO) Vale dos Vinhedos. O município de Pinto Bandeira, que fica a poucos quilômetros de Bento Gonçalves, conta também com a certificação de Denominação de Origem de Espumantes, tornando-se a primeira DO de espumantes do Novo Mundo.
A WSA reunirá em único ambiente mais de 360 marcas nacionais e internacionais, oferecendo um amplo espaço para a realização de grandes negócios dentro de toda a cadeia vitivinícola. A Wine South America é ideal para estreitar relacionamentos e ver de perto a maior concentração de vinhos da América Latina.