PUBLICIDADE

Médicos Sem Fronteiras alerta: congelamento da ajuda externa dos EUA resultará em desastre humanitário


PUBLICIDADE
  • mell280

04/02/2025 11h32

Médicos Sem Fronteiras alerta: congelamento da ajuda externa dos EUA resultará em desastre humanitário

Paulo Braga


MSF está preocupada com milhões de pessoas em situação de vulnerabilidade ao redor do mundo. No entanto, seus programas não serão afetados diretamente, já que a organização não aceita financiamento do governo dos Estados Unidos

NOVA YORK, fevereiro de 2025 — Em resposta ao congelamento da ajuda externa dos EUA e ao desmantelamento abrupto da infraestrutura central do sistema de ajuda humanitária, Médicos Sem Fronteiras (MSF) emitiu a seguinte declaração de Avril Benoît, diretora-executiva da organização nos EUA:

“Como uma organização médica humanitária que trabalha em muitas das mesmas zonas de crise que a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID – sigla em inglês) e suas organizações parceiras, sabemos que a pausa repentina na assistência humanitária e o rápido desmantelamento de componentes essenciais do sistema de ajuda humanitária apoiado pelo governo dos EUA causarão um desastre humanitário irreparável, afetando milhões de pessoas em situação de vulnerabilidade no mundo.

Instamos o governo dos EUA a retomar imediatamente o financiamento de ajuda humanitária e de saúde essencial, seja revogando as ordens de congelamento de financiamento ou expandindo a atual ajuda humanitária, que já é pequena e restrita para cobrir todos os programas de saúde e humanitários necessários.

Estamos falando de inúmeros refugiados e outras pessoas deslocadas, crianças ameaçadas pela malária e pessoas que precisam de tratamento para HIV e tuberculose, cujos cuidados de saúde correm risco de serem interrompidos. Já estamos ouvindo de organizações locais que fecharam suas portas e não têm certeza de quando ou se poderão reabrir.

Nas últimas duas semanas, os relatos são de parceiros tentando lidar com mudanças radicais, que colocam em risco a entrega de assistência humanitária e de saúde para aqueles que mais precisam ao redor do mundo. A ajuda humanitária existente é insuficiente e precisa ser expandida para cobrir todos os programas de saúde e humanitários necessários.

A ampla interrupção da assistência estrangeira, juntamente com limitações e falta de clareza em torno do apoio às ações humanitárias, já resultou na perda de ajuda médica que salva vidas e em impactos prejudiciais nas comunidades de pacientes. Na última semana, as equipes médicas de MSF testemunharam confusão e incertezas, pois clínicas e outros serviços críticos, anteriormente apoiados pela USAID, foram fechados sem aviso.

MSF não aceita financiamento do governo dos EUA, e nossos programas não serão afetados diretamente. No entanto, o papel massivo que o governo dos Estados Unidos desempenha no financiamento da ajuda internacional não pode ser rapidamente preenchido por outros atores.

Instamos o governo dos EUA a interromper essas medidas e a permitir que toda a assistência humanitária e médica essencial continue, enquanto o governo analisa suas prioridades de assistência externa.”

 





PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE