PUBLICIDADE
- mell280
05/02/2025 08h41
Região de Dourados registrou 3.188 admissões no mês de dezembro, segundo Caged
Thiago Fantini
Em todo o país, foram registradas 81.412 contratações temporárias no período; 30 no Mato Grosso do Sul
O mercado de trabalho na região de Dourados registrou 3.188 admissões em dezembro, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED). De acordo com o levantamento, durante esse período, foram 10.289 desligamentos.
O levantamento revela que 1.820 homens e 1.368 mulheres foram contratados no período analisado. Entre os novos contratados, 67,25% possuíam ensino médio completo e a faixa etária com maior participação nas contratações foi a de 18 a 24 anos, representando 32,03% dos admitidos.
O setor de serviços foi o que mais gerou oportunidades no período, com 1.154 admissões, o equivalente a 36,20% do total. O desempenho reflete o impacto das contratações sazonais de fim de ano, comuns no segmento.
Entre as cidades que mais contrataram, Dourados liderou com 2.022 admissões, seguida por Rio Brilhante, com 335, e Maracajú, com 270. As cidades que lideraram no número de desligamentos: Dourados com 8.456 demissões, Maracajú e Rio Brilhante que registraram, respectivamente, 498 e 469 desligamentos.
Trabalho Temporário registra crescimento em 2024
Segundo os dados do CAGED, apenas no mês de dezembro foram registradas 81.412 contratações temporárias em todo o Brasil. O setor de serviços foi o grande destaque, sendo responsável por 80.673 admissões, principalmente nas áreas de informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas.
“Os dados mostram que o modelo segue como uma alternativa estratégica para empresas que precisam reforçar suas equipes sem comprometer sua estrutura permanente. O trabalho temporário continua a se consolidar como uma ferramenta essencial para o dinamismo do mercado de trabalho brasileiro, garantindo flexibilidade para empresas e oportunidades para trabalhadores em busca de recolocação ou experiência profissional”, explica Cassila Castro, gerente da Employer Recursos Humanos em Dourados.
De janeiro a dezembro de 2024, foram registrados um total de 2,4 milhões de contratos firmados na modalidade, de acordo com a ASSERTTEM (Associação Brasileira do Trabalho Temporário). Esse número representa um crescimento de 7,13% em relação a 2023, mesmo diante de um cenário econômico desafiador, marcado por inflação elevada, juros altos e a volatilidade do dólar.
Municípios
Os municípios da região são: Caarapó, Deodápolis, Douradina, Dourados, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Itaporã, Jateí, Maracajú, Rio Brilhante e Vicentina.
Direitos do Trabalhador Temporário
Na modalidade temporária, o trabalhador tem anotação em carteira e os direitos assegurados pela legislação 6.019/1974. Dentre os direitos, estão inclusos pagamento de horas extras, descanso semanal remunerado, 13° salário e férias proporcionais ao período trabalhado. Ele recebe 8% dos seus proventos a título de FGTS e o período como temporário conta como contribuição para a aposentadoria.
Vale ressaltar que na legislação, o trabalhador temporário pode ser contratado por até 180 dias, com a possibilidade de prorrogação por mais até 90 dias. A efetivação pode acontecer a qualquer momento desse período. Junto à Previdência, o trabalhador temporário também tem todos os direitos garantidos, desde que se respeite a carência mínima exigida para o pagamento dos benefícios.
Sobre a Employer Recursos Humanos
Uma das maiores empresas de RH do país, a Employer é especialista em tecnologias para Recursos Humanos, com soluções web como folha de pagamento online, ponto eletrônico e sistema de holerite online. Com mais de 40 filiais distribuídas estrategicamente pelo Brasil, a Employer tem em seu portfólio grandes e importantes companhias nacionais e internacionais, que buscam soluções eficientes, capazes de simplificar as rotinas do RH.