PUBLICIDADE
- mell280
09/02/2025 14h52
Abertura Nacional da Colheita da Soja em Mato Grosso reúne lideranças e debate sustentabilidade no agronegócio
Da redação com Aprosoja
A Abertura Nacional da Colheita da Soja, realizada nesta sexta-feira (07/02) na Fazenda Esperança, em Santa Carmem (MT), reuniu mais de 800 pessoas em um evento que destacou temas cruciais para o futuro do agronegócio brasileiro. Autoridades, especialistas e líderes do setor discutiram assuntos como sustentabilidade, a realização da COP 30 no Brasil, biocombustíveis e segurança alimentar. O encontro também marcou a celebração dos 20 anos da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT).
A programação contou com dois painéis de relevância estratégica. O primeiro debateu a sustentabilidade no contexto da Conferência das Partes (COP 30), que ocorrerá no Brasil, e teve a participação de nomes como Luiz Pedro Bier, vice-presidente da Aprosoja MT; Aldo Rebelo, jornalista e escritor; e Daniel Vargas, especialista em Direito, Governo e Políticas Públicas. A mediação ficou por conta de Fabricio Rosa, diretor executivo da Aprosoja Brasil.
Sustentabilidade e defesa do produtor
Luiz Pedro Bier destacou o papel da Aprosoja MT na defesa dos direitos dos produtores e na promoção da sustentabilidade agrícola. “A Aprosoja MT, independente da situação, toma posicionamento. Isso é característica da associação, que tem na sua essência a luta pelo direito do produtor. É ano de COP, e precisamos intensificar o diálogo com autoridades e pensadores do agronegócio”, afirmou.
Maurício Buffon, presidente da Aprosoja Brasil, reforçou o compromisso ambiental dos produtores rurais. “O produtor trabalha na questão ambiental dentro de suas propriedades, cumprindo seu papel em sustentabilidade e preservação”, pontuou. Já Ilson Redivo, vice-presidente norte da Aprosoja MT, ressaltou a necessidade de avançar nas discussões para enfrentar os desafios do setor. “Plantamos com sustentabilidade e damos exemplo para o mundo, mas isso precisa ser dito e reconhecido”, declarou.
Biocombustíveis e segurança alimentar
O segundo painel abordou as oportunidades para os produtores na produção de alimentos e biocombustíveis. Entre os participantes estavam o deputado federal Arnaldo Jardim, vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA); Alceu Moreira, presidente da Frente Parlamentar do Biodiesel (FPBio); e Bruno Alves, diretor de Relações Institucionais da União Nacional de Etanol de Milho (UNEM).
Alceu Moreira destacou a importância da soja na cadeia de biocombustíveis e a necessidade de previsibilidade no setor. “O biocombustível precisa aumentar 1% ao ano até atingir 25%, sem comprometer a segurança alimentar”, afirmou. Bruno Alves, por sua vez, celebrou o crescimento da produção de biocombustíveis no Brasil. “Há sete anos, produzíamos 700 milhões de litros; hoje, chegamos a 8,25 bilhões. Isso é um crescimento fantástico”, ressaltou.
Santa Carmem: palco estratégico para a abertura da colheita
A escolha de Santa Carmem, na região de Sinop, para sediar o evento reforçou a importância de Mato Grosso como maior produtor de soja do mundo. A Fazenda Esperança, de Invaldo Weis, participante do programa Soja Legal, recebeu destaque por promover práticas sustentáveis reconhecidas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
Invaldo expressou o orgulho de sediar o evento em sua propriedade. “Nunca imaginei algo assim aqui. Transformar meu barracão de máquinas para receber este evento foi uma honra”, disse.
Homenagens e celebrações
Encerrando o evento, a Aprosoja MT homenageou personalidades que contribuíram para o fortalecimento do setor, como o primeiro presidente da entidade, José Rogério Salles; a deputada federal Coronel Fernanda; o jornalista Aldo Rebelo; e lideranças regionais da associação.
O evento reforçou a relevância do agronegócio brasileiro no cenário global, destacando sua capacidade de unir inovação, sustentabilidade e segurança alimentar.
veja também
Geral
Veículos conectados - inovação em vídeo que aumenta segurança ganha IoT Breakthrough Awards 2025
Rio Brilhante Esportes