- mell280
12/02/2025 15h44
Lei de Lia Nogueira deve beneficiar 15 mil famílias atípicas com desconto do IPVA
"O desconto do IPVA não é apenas um benefício fiscal, mas um direito essencial para garantir mobilidade e qualidade de vida para quem mais precisa", destacou a parlamentar.
A deputada estadual Lia Nogueira (PSDB) celebrou a regulamentação da redução de 60% no IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) para pessoas com deficiência física, visual, intelectual severa ou profunda, síndrome de Down e autistas. O decreto nº 16.562/2025, assinado pelo governador Eduardo Riedel, formaliza o benefício que deve alcançar cerca de 15 mil famílias em 2025.
A medida foi uma das principais bandeiras defendidas por Lia Nogueira, que ressaltou a importância do projeto para garantir acessibilidade e dignidade a esse público. "Essa é uma vitória para milhares de famílias sul-mato-grossenses. O desconto do IPVA não é apenas um benefício fiscal, mas um direito essencial para garantir mobilidade e qualidade de vida para quem mais precisa", destacou a parlamentar.
A regulamentação assegura que o desconto será aplicado a um único veículo registrado no nome da pessoa com deficiência ou de seu representante legal, independentemente da habilitação do beneficiário. Uma das mudanças significativas trazidas pelo decreto é a dispensa da renovação anual para casos de deficiência permanente, eliminando burocracias desnecessárias."Nossa luta sempre foi para reduzir a burocracia e facilitar o acesso desses cidadãos a um direito legítimo. Com a dispensa da renovação anual para deficiências permanentes, damos um passo importante para garantir mais dignidade a essas famílias", afirmou Lia Nogueira.