TURISTAS INTERNACIONAIS NO BRASIL
Chegada de turistas argentinos superam as expectativas em Santa Catarina. O Brasil registrou 1.483.669 chegadas de turistas internacionais em janeiro, um aumento de 55% em comparação ao mesmo período do ano passado, quando 956.737 visitantes entraram no país. Segundo dados do Ministério do Turismo, Embratur e Polícia Federal, cujos dados do desgoverno não são confiáveis e todos já sabemos os motivos. Todavia, podemos perceber o recorde de turistas argentinos em Santa Catarina. Não há como negar que o estado catarinense está recebendo um verdadeira invasão de turistas argentinos, chilenos, paraguaios e uruguaios. O motivo é claro. Justamente por conta do desgoverno, cujo real está totalmente desvalorizado. As lojas chegam a ficar sem estoque de tantas compras. Literalmente salvaram o verão em Santa Catarina. Segundo dados, oficiais, a Argentina foi o país que mais enviou turistas, com 870.318 visitantes, um crescimento de 92% em relação a janeiro de 2024. Acredito que esse número deve ser multiplicado por três. O Chile também teve um aumento significativo, com 103.620 turistas, alta de 34%. Por conta do nosso real não valer nada, o Brasil se destaca como um dos principais destinos turísticos da América do Sul. A maior parte dos turistas chegou ao Brasil por via terrestre, com 802.611 registros, enquanto 608.163 optaram pelo transporte aéreo. Outros 72.895 visitantes entraram no país por meio de vias marítimas e fluviais. O aumento no fluxo de visitantes impacta diretamente a economia, gerando empregos e movimentando setores como hotelaria, comércio e gastronomia.

BRASILEIROS NO EXTERIOR

No outro lado da balança, uma vez que continua sendo muito mais barato e rápido viajar para o exterior do que dentro do nosso próprio Brasil, o transporte aéreo internacional registrou um recorde histórico no Brasil em janeiro de 2025, com 2,7 milhões de passageiros embarcados em voos internacionais. O número representa um crescimento de 15,2% em relação ao mesmo período de 2024, consolidando o nono mês consecutivo de alta no setor. Os dados são do Relatório de Demanda e Oferta da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A movimentação de carga aérea internacional também teve um aumento expressivo, com 65,1 mil toneladas transportadas, um avanço de 6,9% em relação ao ano anterior. Já a demanda internacional, medida em RPK (passageiros por quilômetros transportados), cresceu 13,1%, enquanto a oferta, medida em ASK (assentos por quilômetros oferecidos), subiu 13,7%. O transporte de cargas dentro do país também registrou alta de 4,2%, totalizando 37,2 mil toneladas movimentadas. A demanda doméstica aumentou 7%, enquanto a oferta avançou 7,4%. No total, somando voos nacionais e internacionais, o Brasil registrou 11,3 milhões de passageiros transportados em janeiro de 2025, uma alta de 7,5% frente ao mesmo mês de 2024. O volume de cargas chegou a 102,2 mil toneladas, com crescimento de 5,9%.

GOL & SKY

Falando nisso, mais uma preocupação para os brasileiros. Pensem no mercado aéreo com a GOL também controlando a Sky, que nos permite viajar para o Chile a preços justos via Sky (low cost). O Grupo Abra, controlador da Gol e da Avianca, demonstrou interesse na companhia e a negociação reforça a estratégia de expansão na América Latina, especialmente no Cone Sul, que inclui Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile. A holding já possui ampla cobertura na América Central, Brasil, Colômbia e Equador. Caso a fusão com a Azul seja concretizada, a presença na região será ainda maior. Em 2024, Gol e Azul transportaram juntas mais de 57 milhões de passageiros, representando 61,4% do mercado brasileiro. Em nota, o Grupo Abra ressaltou a importância da Sky Airlines no contexto da sua expansão. O interesse na Sky Airlines se baseia em um empréstimo concedido à companhia durante a pandemia, com possibilidade de conversão em ações. “Gostaríamos de trazer a Sky para o Grupo de forma mais completa, pois vemos valor para ambas as partes. Mas, neste momento, não depende só de nós”, afirmou a holding. O Grupo Abra também tem outras prioridades para 2025, como a saída da Gol do processo de reestruturação financeira (Chapter 11) nos Estados Unidos, fator essencial para avançar na fusão com a Azul. Além disso, recentemente adquiriu a Wamos Air, empresa espanhola de leasing de aeronaves, para reforçar sua conexão com a Europa.

DESCANÇO E CARNAVAL NA SERRA GAÚCHA

O período de Carnaval, que neste ano será celebrado na terça feira de 4 de março, é um dos maiores feriados prolongados no calendário brasileiro. Conhecido por trios elétricos, bailes e desfiles de escolas de samba, a data também é aguardada por quem procura destinos mais tranquilos, para aproveitar em família e descansar. E para quem pretende fugir das praias lotadas e da folia, Gramado e Canela (RS), na Serra Gaúcha, são uma boa alternativa. O clima ameno, diferente do calor intenso no resto do país, é um convite para descansar e desfrutar dos encantos da região, que no período do Carnaval é menos movimentada e mais tranquila do que nas altas temporadas de inverno e do Natal.

OPÇÃO GASTRONÔMICA

Uma excelente opção gastronômica é o prestigiado Primrose do Castelo Saint Andrews, referência nacional e internacional. O Primrose é o coração do Castelo Saint Andrews. Seu nome foi inspirado em uma pequena flor que cobre os campos em torno dos famosos castelos da Escócia. Primrose sugere a primeira rosa da primavera, isso porque florescem ao final do rigoroso inverno escocês e simbolizam a juventude e a amizade. Com perfume delicado, ela encanta e ganha destaque também na gastronomia, pois são flores comestíveis e dão um toque especial e requintado nos pratos. Premiado em três categorias pela World Luxury Restaurant Awards como Melhor Restaurante de Hotel de Luxo do Brasil, Melhor Gastronomia Francesa da América do Sul e Melhor Gastronomia do Mundo, o Restaurante Primrose também detém o Prêmio da Wine Spectator 2024 – revista norte-americana especializada em vinhos – como um dos restaurantes com a melhor carta de vinhos do mundo. Apenas 88 estabelecimentos em todo o planeta receberam o Best of Award of Excellence da Wine Spectator. A sofisticada gastronomia autoral do Chef Fernando Becker, utiliza ingredientes frescos e preferencialmente orgânicos, para que os convidados tenham acesso ao sabor mais puro possível. O Restaurante Primrose funciona todos os dias para almoço, chá da tarde e jantar, tanto para hóspedes como para visitantes (mediante reserva antecipada).
