13/03/2025 16h31
Com apoio da Prefeitura de Maracaju, CAPS promove evento sobre dependência emocional e direitos das mulheres
Hosana de Lourdes com assessoria
Na última quarta-feira (12), o Centro de Atenção Psicossocial (Caps), com o apoio da Prefeitura de Maracaju, realizou um evento voltado para as integrantes do grupo de mulheres do município. A iniciativa ofereceu um café da manhã especial e orientação sobre dependência emocional, além de abordar outras formas de violência contra a mulher, ressaltando a importância da prevenção e da denúncia desses casos.
Durante o encontro, foi destacada a campanha “Março Lilás”, que tem como foco a prevenção do câncer do colo do útero, reforçando a necessidade de exames preventivos regulares. A ação contou com a participação da Coordenadoria da Mulher e do Programa Mulher Segura (Promuse). A tenente Débora Gibi discursou sobre a atuação do Promuse, explicou a Lei Maria da Penha e enfatizou os direitos das mulheres.
A Coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres, Jamaika do Carmo, ressaltou o papel fundamental do município na rede de apoio às mulheres em situação de violência. “Nosso trabalho é garantir suporte e acolhimento para que essas mulheres saibam que não estão sozinhas. A rede de apoio é essencial, e contamos com diversas parcerias para ampliar esse amparo”, afirmou Jamaika.
A enfermeira Elisângela também participou do evento, enfatizando a importância da prevenção do câncer do colo do útero e destacando a necessidade dos exames preventivos como forma de cuidado com a saúde feminina.
O evento, que promoveu um ambiente de informação e acolhimento, reforçou o compromisso de incentivar a denúncia e o combate às violências contra a mulher, contribuindo para a consolidação de uma rede de apoio cada vez mais eficaz na cidade.
veja também
Comissão de Assuntos Econômicos (CAE)
Com relatoria da senadora Soraya Thronicke, CAE aprova projeto que autoriza doação de alimentos a ONGs
Laguna Carapã e Dois Irmãos do Buriti