- mell280
15/03/2025 10h47
Método de pagamento: PIX foi o mais usado pelo e-commerce no Carnaval 2025
Dados exclusivos da Tuna Pagamentos mostra que comparado a outros meios, mais de 77% das vendas foram realizadas via PIX
— Um levantamento inédito e exclusivo feito a partir da base de dados da Tuna Pagamentos, líder em orquestração no Brasil, mostra que mais de 77% das vendas feitas no e-commerce foram debitadas via PIX no Carnaval de 2025. A plataforma que otimiza transações financeiras usou como base mais de 40 mil empresas de vendas on-line.
No ranking, o NuPay representou 12,50% das escolhas do consumidor, seguido de 9,92% com o cartão de crédito e 0,28% por boleto. Os números têm como referência a segunda-feira de Carnaval (3/3), data que comparada a outras segundas regulares mostrou um pico de vendas no e-commerce (veja no gráfico abaixo).
Diversidade de pagamentos é melhor para o consumidor
Os dados mostraram ainda uma mudança interessante no comportamento do consumidor. Apesar de o número de escolha do Pix na segunda de Carnaval 2025 ter se destacado, o dado ainda é menor em comparação com a segunda de Carnaval de 2024, que registrou 92% de escolha do método (16% a mais do que 2025).
Segundo Alex Tabor, CEO da Tuna, isso se deve a diversidade de opções de pagamento de um ano para o outro. "Esse movimento reflete como a diversificação dos meios de pagamento está criando uma experiência mais fluida para os consumidores. É positivo, porque, agora, as pessoas podem escolher a opção mais conveniente para cada situação, sem depender de um único método", afirma. O executivo ainda ressalta que apesar da queda relativa no uso do PIX, o TPV (Total Payment Volume) da Tuna de todo o Carnaval 2025 (de sexta, 28/2, a terça, 4/3) foi de quase R$ 106, 5 milhões, um aumento de cerca de 328% em relação a 2024 (R$ 24,8 milhões) e mais de 2.000% na comparação com 2023 (R$ 4,9 milhões).
Enquanto isso, pagamentos feitos via cartão de crédito tiveram um aumento relevante de participação, quase 10% (2025) comparado aos 6% (2024), seguido de menos de 1% dos demais métodos de pagamentos online, com uma observação para o NuPay que em 2025, ano de implementação, foi a escolha de mais de 12% do público. “Esse dado do NuPay é interessante, pois também mostra que o consumidor tem uma crescente preferência por soluções mais modernas", completa Alex.
“Os resultados desse levantamento destacam a importância de oferecer múltiplas opções de pagamento no e-commerce, refletindo a evolução do comportamento do consumidor. A diversificação dos meios não só amplia as possibilidades para o público, como também fortalece a inclusão financeira, permitindo que mais pessoas tenham acesso a compras online de forma segura e conveniente", finaliza o CEO da Tuna. Assim, esse cenário reforça o papel da tecnologia na transformação digital do setor e aponta para um futuro no qual a experiência do usuário é cada vez mais personalizada e eficiente.
Sobre a Tuna Pagamentos
A fintech Tuna Pagamentos oferece soluções de pagamentos online por meio de serviços como integração com múltiplos provedores, orquestração, testes AB, split, link de pagamentos, dentre outras. Possibilita personalização de combinações de provedores, com diversas conexões de transações financeiras e antifraudes, podendo configurar testes AB dentre distintas estratégias, em uma interface integrada, acessível e intuitiva. A integração também é fácil e ágil, por meio de plugins de plataformas (como VTEX e outras) ou SDK's, o que ajuda a integrar de forma ágil. Por fim, tem em sua cartela de clientes diversas marcas de peso, como AnotaAi (iFood), Zé Delivery (Ambev), Riachuelo, Baw (Arezzo), Reebok, SuperNosso, ClickBus, Jansport, New Balance, Diesel, Kipling, Carter’s e etc.