PUBLICIDADE
- mell280
18/03/2025 05h47
Colheita da soja em MS atinge 67,5% da área cultivada
Mais de três milhões de hectares da leguminosa já foram colhidos na safra; região sul de MS lidera avanço
Por Gustavo Bonotto
A colheita da soja no Mato Grosso do Sul alcançou 67,5% da área total até 7 de março, segundo dados do Projeto SIGA-MS, controlado pela Aprosoja (Associação dos Produtores de Soja). A região sul registra o maior avanço, com 71,8%, seguida pelo centro, com 64,4%, e pelo norte, com 54,9%. A área colhida soma cerca de 3 milhões de hectares.
A estiagem, de acordo com o projeto, afetou aproximadamente 2,1 milhões de hectares, sobretudo lavouras plantadas entre setembro e outubro. Entre dezembro e janeiro, a redução das chuvas impactou o enchimento de grãos, etapa crucial para a produtividade.
Nos últimos sete dias, as chuvas variaram entre 0 e 69,4 milímetros, ocorrendo de forma irregular. Segundo Gabriel Balta, coordenador técnico da Aprosoja, "[...] isso tem permitido que lavouras em boas e regulares condições finalizem seu ciclo".
As regiões norte, nordeste e oeste apresentam lavouras com até 90% em boas condições. No sudeste, centro, sudoeste, sul-fronteira e sul, as condições ruins chegam a 48,1%, refletindo o impacto do clima adverso.
A colheita está 2,2 pontos percentuais abaixo da média dos últimos cinco anos. No ciclo anterior, a seca e as altas temperaturas aceleraram o fechamento do ciclo da soja, permitindo uma colheita antecipada.
A previsão para os próximos dias indica sol e variação de nebulosidade, com possibilidade de chuvas fracas a moderadas devido à passagem de uma frente fria oceânica e áreas de baixa pressão. As temperaturas máximas devem diminuir ao longo da semana.

veja também
Santuario em Dourados
Frei Gilson se apresenta em Dourados neste domingo em evento que deve atrair multidões
Atualização de Cadastro
Produtores têm até dia 1º para fazer declaração e atualização de rebanhos no Estado
Bioparque Pantanal
Bioparque Pantanal recebe selo internacional “ouro” por sustentabilidade e se destaca entre atrativos turísticos mundiais
Entrega do ESF Nestor Muzzi


