- mell280
26/03/2025 17h05
Carlos Bernardo cumpre agenda em Brasília sobre investimentos para a fronteira

*
_*Pauta no Ministério da Defesa abre debate junto ao Exército Brasileiro sobre área para urbanização*_
Buscar recursos para investimentos na fronteira, atraindo indústrias e fomentando emprego e renda, além de direcionar ações visando garantir a construção de moradias é a pauta central da agenda do empresário Carlos Bernardo (PT) em Brasília nesta semana.
Ao lado do deputado federal Vander Loubet (PT), do deputado estadual José Orcírio Miranda dos Santos, o Zeca do PT, e do diretor-presidene da Agraer-MS, Marcos Roberto de Carvalho Melo, o ´Betão´, Bernardo cumpre extensa agenda de reuniões em ministérios e órgãos federais tendo como tema investimentos para a região de fronteira.
O ponto central da agenda de Carlos Bernardo ao lado dos parlamentares representantes de Mato Grosso do Sul, Vander Loubet e Zeca do PT, além do diretor-presidente da Agraer-MS (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), Marcos Roberto de Carvalho Melo, o Betão, foi tratado junto ao Ministério da Defesa, onde a comitiva sul-mato-grossense foi recebida pelo Ministro José Múcio Monteiro Filho.
No encontro, a descentralização da área do Exército Brasileiro em Ponta Porã foi novamente tema principal da reunião, visando abrir área especifica para a urbanização, com a construção de pelo menos 4 mil moradias, área de lazer e a criação do tão sonhado distrito industrial para Ponta Porã, fomentando diretamente a economia com expressiva geração de emprego e renda.
“Tratamos desse tema com o Ministro Múcio, que foi muito receptivo novamente à pauta apresentada pelos deputados Vander e Zeca a nosso pedido, pois sabemos que existe uma área ociosa do Exército em Ponta Porã, travando o crescimento urbano da cidade. Essa é uma reivindicação antiga da nossa população de Ponta Porã e estamos fazendo as tratativas”, atesta Carlos Bernardo.
Além da questão urbana, Carlos Bernardo vem solicitando o apoio da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural a ampliação do programa da agricultura familiar, com fomento da produção agrícola.
Projeto nesse sentido também foi apresentado junto ao Ministério da Defesa para a criação de um cinturão verde ao entorno da área do 11º RC Mec pertencente ao Exército Brasileiro.
“Essa pauta terá novos desdobramentos e com certeza teremos boas novidades para a nossa querida Ponta Porã e toda a faixa de fronteira”, destaca Carlos Bernardo.
AGRICULTURA FAMILIAR
Na Funai (Fundação Nacional do Índio), Carlos Bernardo participou de reunião com a direção nacional da Fundação debatendo a questão da sobreposição das áreas indígenas nos assentamentos rurais na região conesul do Mato Grosso do Sul, trazendo toda uma instabilidade social e econômica para toda a região.
Essa pauta visa o fomento da agricultura familiar, possibilitando aos pequenos produtores a ampliação e consequente aumento da produtividade, garantindo renda e fomentando a economia.
Objetivo central é a regularização fundiária dessas áreas, visando assim a abertura de crédito para os pequenos agricultores e comunidades indígenas em toda a faixa de fronteira do Mato Grosso do Sul com o Paraguai.
A direção nacional da Funai garante que a partir da aprovação das novas diretrizes da LOA (Lei Orçamentária Anual) pelo Congresso Nacional, essa pauta avançará garantindo melhorias e benfeitorias às comunidades indígenas.