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Franquias de semijoias - Vantagens de um negócio voltado para o público feminino


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  • mell280

01/04/2025 04h46

Franquias de semijoias - Vantagens de um negócio voltado para o público feminino

assessoria


Marca oferece peças de alta qualidade e uma experiência de compra diferenciada, tanto nas lojas físicas quanto no e-commerce

 

O setor de moda apresenta crescimento impulsionado pela busca por produtos de qualidade que combinam elegância, sofisticação e preços acessíveis. A Mapa da Mina Acessórios, rede de franquia especializada em semijoias com produção própria, se posiciona como uma das marcas com faturamento mais atrativos para investidores que desejam se beneficiar do potencial do setor.

Em 2024, a Mapa da Mina Acessórios também teve avanço em sua trajetória de crescimento ao inaugurar 8 novas unidades em diferentes regiões. Atualmente, a marca conta com 54 unidades no Brasil. Embora 70% das unidades estejam concentradas no Rio de Janeiro, a expansão da rede segue diversificada. Além disso, a marca busca fortalecer sua presença em regiões estratégicas, como Mato Grosso, Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo e Rio Grande do Sul.

Para quem deseja investir em uma unidade da marca, em 2025, a rede tem entre suas estratégias participar pela nona vez da ABF Franchising Expo, considerada a maior feira de franquias do mundo, em que recebeu o selo de excelência ABF em 2024. Além disso, a marca investirá em lançamento de coleções exclusivas, que atraem investidores e aumenta a visibilidade da marca.

Estamos cientes de que o cenário econômico e político internacional pode influenciar negativamente o mercado brasileiro esse ano, especialmente com possíveis aumentos nos impostos e novas taxações. É um momento para seguirmos com a estratégia de crescimento sólido, com passos firmes e assegurados. Então não falamos só de números”, esclarece Marcos Pertile, sócio-diretor da Mapa da Mina Acessórios.

O modelo de negócios da rede oferece duas opções: loja e quiosque. Essa alternativa permite que os franqueados escolham a melhor forma de operação para o seu ponto comercial. O investimento inicial para quiosques começa a partir de R$ 140.000 e para lojas a partir de R$ 180.000, com uma taxa de franquia de R$ 30.000,00. São opções atrativas para empreendedores que buscam entrar no mercado de moda e acessórios, com um modelo de alta rentabilidade e baixo risco.

Além disso, a marca vai lançar novas coleções de peças exclusivas durante todo o ano para reforçar seu compromisso com a inovação e a oferta de produtos que atendam às demandas do mercado.

Marcos Pertile é sócio-diretor da Mapa da Mina Acessórios, especializada em semijoias com produção própria, e segundo o profissional, uma das principais vantagens de operar uma franquia é o suporte contínuo da franqueadora. Isso inclui treinamento, estratégias de marketing testadas e “vestir a camisa” de uma marca reconhecida: “Utilizar esses recursos pode reduzir muito os riscos associados ao início de um novo negócio e aumentam as chances de sucesso. A marca que já tem boa relação com o reconhecimento e confiança no mercado pode acelerar o processo de captação de clientes e retorno financeiro”.

Dados divulgados pelo IBGE apontam que em outubro de 2024, o volume de vendas do comércio varejista avançou 0,4% na comparação com setembro, na série com ajuste sazonal. No mês anterior, a pesquisa registrou variação positiva de 0,6%. Já a média móvel trimestral variou 0,3% no mês encerrado.

Outra pesquisa, da Associação Brasileira de Franchising (ABF) revela que, no terceiro trimestre de 2024, o setor de moda registrou faturamento superior a R$ 1.8 bilhão só no estado de São Paulo, um crescimento de 11,8% em comparação ao mesmo período do ano anterior. O levantamento também apontou a presença de 6.954 unidades em operação, que foram responsáveis pelo aumento de 8,9% na oferta de empregos diretos do segmento.

No Brasil, o setor de franquias de moda alcançou um faturamento superior a R$ 6 bilhões durante o terceiro trimestre do ano passado, um crescimento de 10,1% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Para quem já está na jornada do franchising, seja no início ou em fases mais avançadas, Marcos destaca algumas recomendações para otimizar sua rentabilidade no segmento de moda.

Conheça seu público-alvo

Conhecer bem o seu público-alvo é uma estratégia que pode não parecer inovadora, mas é sempre um passo importante. Para franquias de semijoias, entender o perfil dos clientes – que inclui preferências de estilo, faixa etária e comportamento de compra – permite criar campanhas de marketing mais direcionadas e eficazes. Esse processo aumenta a captação de leads qualificados, mas também melhora a fidelização dos clientes.

Priorize o atendimento ao cliente

O atendimento ao cliente é um diferencial competitivo, especialmente no setor de moda, onde a experiência do cliente influencia na decisão de compra de outros consumidores. Investir em treinamento para a equipe garante que todos os pontos de contato com o cliente sejam atendidos com excelência. Um atendimento personalizado e eficiente também gera indicações, que ampliam a base de clientes e, consequentemente, aumentando o faturamento. A integração de tecnologias, como chatbots para respostas rápidas, pode modernizar, agilizar o atendimento e melhorar a experiência geral do cliente.

Capacitação da equipe

A capacitação dos colaboradores é decisiva para o sucesso de qualquer negócio. Para uma franquia, isso significa investir em treinamento tanto em habilidades técnicas quanto comportamentais. Equipes bem treinadas realizam vendas de forma mais eficaz, assim como oferecem um atendimento ao cliente diferenciado.

Incentivar a colaboração entre os membros da equipe e promover a troca de conhecimentos fortalece as habilidades individuais e coletivas, além de promover um ambiente de trabalho mais produtivo e engajado.

Presença nas redes sociais

O marketing digital é uma ferramenta poderosa para franquias de semijoias. Manter perfis ativos nas plataformas sociais permite que a franquia se conecte com um público amplo e diversificado. Aproveitar as redes sociais para promover novos produtos, ofertas e interagir com clientes aumenta a notoriedade da marca e gera mais oportunidades de venda.

Explore campanhas e promoções

Campanhas de marketing bem elaboradas atraem novos clientes e estimulam a demanda. Para uma franquia no ramo da moda, também envolve campanhas sazonais, lançamentos ou promoções. Utilizar canais como e-mail marketing, redes sociais e anúncios pagos ajuda a alcançar o público-alvo de maneira mais ampla.

Implementar essas estratégias de gestão transforma a operação de uma franquia de semijoias, aumenta sua a rentabilidade e garante um retorno de investimento mais seguro. “Com um foco claro no público-alvo, excelência no atendimento, capacitação da equipe e uma presença digital forte, é possível superar diversos desafios e alcançar sucesso no mercado de moda e varejo”, recomenda o profissional.

A Mapa da Mina Acessórios recebeu o Selo de Excelência ABF 2024, certificação dedicada anualmente às principais empresas que atuam no mercado brasileiro de franquias. A rede comemora o sucesso de sua estratégia de expansão ao alcançar mais de 50 unidades em todo o Brasil.

As semijoias da marca são produzidas com materiais de alta qualidade, com três banhos de Ouro 18k, Prata 925 e Aço Inoxidável, que proporcionam durabilidade, sofisticação e garantia de até 1 ano.

Sobre a Mapa da Mina Acessórios

Fundada em 1995 pelo casal Elisangela Machado e Jamil Machado, no município de Duque de Caxias (RJ), é hoje uma rede brasileira com destaque na fabricação e venda especializada de semijoias. No franchising desde 2012, possui dois modelos de negócio: loja e quiosque. Conta com mais de 50 operações e 500 revendedores, com faturamento médio mensal de R$ 50.000,00 e prazo de retorno de investimento entre 18 e 36 meses e capital de giro de R$ 20.000,00.

RX da franquia / Mapa da Mina

 

 

Modelo de negócio: Quiosque e Loja

Segmento de atuação: Acessórios de Moda

Ano de fundação: 1995

Ano de início do Franchising: 2015

Número de unidades total: 54

Número de unidades próprias:1

Número de unidades franqueadas: 51

Investimento inicial: a partir de R$ 140.000 para quiosque e R$ 180.000,00 para Loja

Taxa de franquia: R$ 25.000,00 (quiosque e loja)

Capital de giro: R$ 20.000,00