- mell280
01/04/2025 10h12
Economia do mar: setor náutico cresce 110% na última década e impulsiona economia em Santa Catarina
O estado se firma como o maior polo náutico do Brasil ao concentrar 70% da produção nacional e ser responsável por quase 60% das exportações de barcos. Apenas o setor náutico gera para SC milhares de empregos, como também impulsiona diversas cadeias produtivas, como turismo e infraestrutura. A fabricante Armatti Yachts, com matriz na grande Florianópolis, é um dos casos de destaque global. O estaleiro produz cerca de 50 embarcações premium por ano, gera mais 150 empregos e tem planos de expansão do quadro de funcionários para os próximos anos.
Abril, 2025 - O setor náutico de Santa Catarina mais que dobrou na última década, com crescimento de 110,8% no número de empresas, segundo a Associação Náutica Brasileira (Acatmar). Em 2013, o estado possuía cerca de 465 empresas no setor, considerando tanto a construção de embarcações quanto atividades correlacionadas, como fornecimento de peças, serviços especializados e infraestrutura náutica. Hoje, esse número chega a 980 empresas, consolidando o estado como o principal polo náutico do Brasil. De acordo com especialistas, o avanço foi impulsionado por incentivos fiscais, mão de obra qualificada e investimentos privados em tecnologia e expansão, fatores essenciais para a competitividade dos estaleiros no mercado nacional e internacional.
Santa Catarina também se destaca como líder na produção de embarcações, e concentra importantes players globais, sendo responsável por 70% da fabricação nacional. O impacto econômico do setor vai além dos estaleiros, impulsionando serviços, turismo e infraestrutura. Cada barco construído gera, em média, 4 empregos diretos e até 8 indiretos, resultando em aproximadamente 400 mil postos de trabalho na cadeia produtiva náutica. Além disso, o estado tem uma participação expressiva no número de barcos exportados. Em 2024, foi responsável por cerca de 60% da exportação brasileira do setor, de acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.
“O crescimento do setor náutico em Santa Catarina impulsiona a indústria e movimenta diversas cadeias produtivas, como turismo, comércio, serviços e infraestrutura. A náutica tem um impacto direto na economia local, que chamamos de ‘Economia do Mar’, ao gerar empregos qualificados e atrair investimentos para diferentes regiões do estado. Esse avanço reforça o papel estratégico do setor no desenvolvimento sustentável e na competitividade global nos pilares centrais da Economia do Mar Catarinense”, afirma Mané Ferrari, presidente da Acatmar.
A Armatti Yachts, estaleiro de São José (SC), na Grande Florianópolis, é um exemplo dessa expansão. Produzindo mais de 50 embarcações de alto padrão por ano, a empresa tem investido na modernização de sua fábrica e no fortalecimento de sua presença global, contribuindo para a impulsionar esta ‘Economia do Mar’. Atualmente, gera mais de 150 postos de trabalho, mas há planos de expansão do quadro de funcionários para os próximos anos. O parque fabril do estaleiro possui mais de 9 mil metros quadrados. No local, são produzidos 12 diferentes modelos de embarcações, de 30 a 52 pés.
“A náutica tem um impacto que vai muito além das embarcações que saem dos estaleiros. Cada barco produzido movimenta uma extensa cadeia produtiva, desde o fornecimento de insumos e tecnologia até a capacitação de profissionais e o crescimento do turismo. A demanda por embarcações premium tem gerado oportunidades em diversos setores, impulsionando a economia local e nacional. Estaleiros como a Armatti Yachts não apenas geram empregos diretos, mas também fomentam negócios em marinas, estaleiros de manutenção, fornecedores de peças, profissionais especializados e serviços náuticos. Esse ecossistema fortalece a Economia do Mar, consolidando Santa Catarina como referência nacional na indústria náutica de lazer”, afirma Fernando Assinato, CEO da Armatti Yachts.
Sobre Armatti Yachts
A Armatti Yachts trouxe para o mercado náutico brasileiro um novo nível de qualidade de embarcações - e tem como desafio manter a tradição de qualidade e inovação além das linhas inconfundíveis da marca. Hoje a Armatti Yachts é composta por modelos entre 30 e 52 pés, atende ao mercado nacional e internacional e está constantemente implementando novos processos na construção das embarcações e nos materiais utilizados para garantir que o seu produto possa estar sempre à frente de seu tempo.
Mais informações: www.armatti.com.br/ | www.instagram.com/armatti_yachts/