- mell280
04/04/2025 06h17
Prefeitura de Maracaju reforça a importância da vacinação contra a dengue para crianças de 10 a 14 anos.
Município foi um dos primeiros do estado a receber a vacina e segue ampliando a cobertura vacinal entre crianças e adolescentes
A Prefeitura de Maracaju, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, segue promovendo a vacinação contra a dengue, ampliando a cobertura vacinal e garantindo maior proteção à população. O município foi um dos primeiros do estado a receber a vacina Qdenga®, aprovada pela Anvisa em 2023 e incorporada ao SUS em 2024.
A vacina protege contra os quatro sorotipos do vírus da dengue (DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4) e é recomendada para pessoas entre 4 e 60 anos de idade. No entanto, a imunização de pessoas acima de 60 anos ainda não é indicada devido à falta de dados conclusivos sobre sua segurança e eficácia nessa faixa etária. Além disso, a vacina é contraindicada para gestantes, lactantes, imunossuprimidos e pessoas com alergia a algum componente da fórmula.
A vacinação iniciou-se em fevereiro de 2024, e desde então, Maracaju não tem se destacado na aplicação das doses. No entanto, a conscientização da população é uma prioridade, com ações contínuas e intensificadas em parceria com as escolas para ampliar a cobertura vacinal.
Dados da Vacinação em Maracaju
Em 2024, foram aplicadas:
-
Primeira dose: 630 doses
-
Segunda dose: 314 doses
Em 2025, até o dia 3 de abril, foram aplicadas:
-
Primeira dose: 315 doses
-
Segunda dose: 123 doses
Ao comparar os dados, observa-se que até abril de 2025, Maracaju já aplicou 50% a mais de primeiras doses em relação ao total de 2024.
Atualmente, a vacinação está focada em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, grupo prioritário na campanha nacional. No entanto, a Secretaria Municipal de Saúde tem enfrentado desafios, principalmente devido à falta de autorização dos pais, o que tem impactado na adesão ao programa.
Locais e Horários da Vacinação
A vacina contra a dengue está disponível em todas as unidades de saúde de Maracaju e Vista Alegre, de segunda a sexta-feira, nos seguintes horários:
-
Manhã: 7h às 11h
-
Tarde: 13h às 17h
Para facilitar o acesso da população, há um horário estendido na ESF Balbino – Vila Margarida, das 17h às 21h.
Secretaria Municipal de Saúde destaca importância da vacinação
A Prefeitura de Maracaju segue firme no compromisso de cuidar da saúde da população, promovendo campanhas e ampliando o acesso à imunização, garantindo mais segurança e qualidade de vida para todos.