Em março de 2025, o Projor - Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo deflagra a segunda fase do projeto Codesinfo, o Fundo de Inovação Contra a Desinformação, com patrocínio da Google News Initiative.
Focada na divulgação das cinco soluções criadas por veículos jornalísticos brasileiros no final de 2024, a nova etapa do projeto visa estimular sua adoção tanto por veículos brasileiros como internacionais.
“A disseminação das novas ferramentas é uma etapa importante do Codesinfo”, diz Sérgio Lüdtke, presidente do Projor. “Concebidas para fortalecer o jornalismo qualificado e construídas com código aberto, elas podem ser facilmente adotadas por qualquer redação.”
Segundo Francisco Belda, diretor de Operações do Projor e coordenador do Codesinfo, além de iniciativas institucionais de comunicação, a segunda fase do projeto inclui a organização e participação em eventos virtuais e presenciais, campanhas em redes sociais e até mesmo a tradução integral do site do Codesinfo para o inglês e o espanhol.
“Nosso objetivo final é valorizar o ecossistema noticioso, fortalecendo o jornalismo e jornalistas com ferramentas inovadoras, inteligentes e amigáveis", diz Belda.
Após serem escolhidas em um amplo processo seletivo, no segundo semestre de 2024 cinco organizações jornalísticas brasileiras receberam investimentos de até R$ 100 mil para desenvolver as seguintes soluções:
|