PUBLICIDADE

Grupo Wine na corrida pela inovação: empresa cataloga mais de 300 rótulos de vinho em feira internacional


PUBLICIDADE
  • mell280

08/04/2025 10h54

Grupo Wine na corrida pela inovação: empresa cataloga mais de 300 rótulos de vinho em feira internacional

assessoria


Reforçando presença na ProWein, maior feira de vinhos da Europa que aconteceu recentemente na Alemanha, VP da empresa comenta sobre novas parcerias e tendências do mercado

Düsseldorf, Alemanha. O Grupo Wine, o grupo número 1 de vinhos no Brasil, reforçou sua estratégia global na ProWein 2025, a maior feira internacional de vinhos e destilados, realizada entre 16 e 18 de março. Com mais de 5 mil expositores de 65 países, o evento foi palco para a empresa consolidar sua posição de líder no mercado brasileiro, realizando um intenso trabalho de curadoria: foram degustados e catalogados 327 rótulos de diversas regiões do mundo, resultando na prospecção de 49 novos fornecedores

“Nosso time de enologia e seleção aplica um critério rigoroso que vai muito além das degustações convencionais”, diz German Garfinkel, VP Corporativo do Grupo Wine. “Analisamos profundamente o processo produtivo, a consistência das vinícolas, a viabilidade do negócio e o potencial dos parceiros, sempre alinhados às preferências do nosso mercado consumidor. Dessa forma, garantimos uma oferta diferenciada e de alta qualidade para o Brasil. Essa estratégia nos permite antecipar tendências e ampliar nosso portfólio com um olhar bastante atento às mudanças do mercado”, avalia o executivo.

Com um histórico de mais de 12 mil vinhos catalogados e tecnicamente analisados pelo time de enologia e seleção, além de um banco de dados com cerca de 1 milhão de avaliações realizadas pelo consumidor, o Grupo Wine se destaca pela abordagem multicanal, atuando tanto no varejo (B2C) quanto no atacado (B2B). Seu modelo de negócios inclui o Clube Wine, maior clube de assinatura de vinhos do mundo, a Cantu Grupo Wine, a casa das grandes marcas que representa mais de 40 produtores internacionais, e a Bodegas Grupo Wine, importadora que se destaca pelo pioneirismo na distribuição digital para o mercado B2B. 

“Essa estrutura nos permite um entendimento sem igual do mercado, tanto a partir do consumidor direto quanto dos parceiros, como restaurantes, adegas, empórios, hotéis, bares e supermercados. O desafio de se manter na liderança como principal importador do país é unir este repertório às mudanças tecnológicas e interpretar as tendências mundiais para o gosto do brasileiro”, diz Garfinkel. 

Tendências 

O setor de vinhos está em transformação, e a curadoria do Grupo Wine acompanha de perto essas mudanças. Entre as principais tendências estão o crescimento do consumo de vinhos brancos e rosés. Dados do relatório IWSR Brazil Wine Landscapes 2025 indicam que estas mudanças também podem ser observadas no Brasil, onde a participação dos vinhos tintos caiu de 70% (2020) para 61% (2024), enquanto os brancos subiram de 17% para 20% e os rosés quadruplicaram sua fatia, de 2% para 8%.

“A tendência para vinhos leves e frescos é bastante marcante, o que está impactando o preço das uvas brancas. Outro fator relevante é a preocupação com sustentabilidade, que está em ascensão. Muitas vinícolas investem em práticas ESG e em formatos inovadores de embalagens, como garrafas de papelão e PET reciclável”, acrescenta Garfinkel. "Outro ponto de atenção é a recente regulamentação europeia que exige a inclusão de informações sobre calorias nos contra-rótulos de vinho. Essas mudanças podem impactar a produção global, exigindo que os fornecedores se adaptem tanto na formulação quanto na rotulagem para atender aos diferentes mercados."

Desafio da Geração Z

A Geração Z representa um novo desafio para o mercado de vinhos. Embora boa parte dos consumidores de vinho entre na categoria por volta dos 30 anos, esse público tem características distintas, buscando produtos acessíveis, sustentáveis e de fácil consumo. “À medida que muitos membros dessa geração se aproximam dessa faixa etária, novos desafios e oportunidades surgem para os produtores. Globalmente, os vinicultores estão se esforçando para entender as preferências e prioridades desse grupo. Por isso, para nós, é fundamental expandir parcerias com vinícolas de diversos tamanhos e abordagens, tanto as que seguem métodos artesanais quanto as mais tecnológicas. Isso nos permite compreender as diferentes tendências e oferecer em nosso catálogo produtos que atendem às expectativas de variados paladares e perfis de consumidores", comenta Garfinkel.

Sobre o Grupo Wine

Grupo Wine é o grupo número 1 de vinhos no Brasil, que ocupa o primeiro lugar no ranking de importação. O GW é formado pelas marcas Wine, maior clube de assinatura de vinhos do mundo, Cantu Grupo Wine, a casa das grandes marcas representando mais de 40 produtores premiados e reconhecidos no mundo inteiro e Bodegas Grupo Wine, que atua com inovação na distribuição de vinhos por meio de uma plataforma online de autosserviço B2B.

Com a Cantu e Bodegas, o Grupo Wine garante presença em todo o mercado regional de varejo, tanto no off-trade (hipermercados, supermercados, minimercados, hortifrutis e mercearias) quanto no on-trade (bares, restaurantes, casas noturnas, clubes e hotéis) e segue na sua missão de tornar o vinho um produto hiper disponível.

Em 2023, a empresa passou a integrar o ranking Valor 1.000, que reúne as maiores empresas do Brasil. Além disso, em 2024, a empresa lançou a Entre Dois Mundos,  a primeira vinícola de vinhos do Grupo Wine, em parceria com a Miolo e com distribuição exclusiva pela Cantu Grupo Wine.  Mais informações em https://ri.grupowine.com.br/

 







PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE