- mell280
15/04/2025 09h34
Vista Alegre reduz em mais de 68% os casos de chikungunya após ações de combate ao Aedes aegypti.
Secretaria de Saúde destaca importância da participação da população na prevenção e reforça que 90% dos focos do mosquito estão dentro de residências habitadas
Vista Alegre registrou uma expressiva queda nos casos confirmados de chikungunya após uma série de ações intensificadas de combate ao mosquito Aedes aegypti. A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde e em parceria com a Secretaria de Obras, promoveu mutirões, borrifação com fumacê, atividades educativas e o “Dia D” de mobilização, resultando em uma redução de 58% nas notificações e de 68,2% nos casos confirmados da doença.
Entre as estratégias adotadas, a ação do fumacê tem ganhado destaque, sendo intensificada para ampliar o alcance do combate ao vetor. Além da circulação dos veículos equipados, a aplicação de inseticida com bomba costal está sendo realizada em 100% dos quarteirões, garantindo uma cobertura mais eficaz, especialmente em locais de difícil acesso. Essa medida reforça o compromisso da gestão municipal com a saúde pública, atuando de forma direta na eliminação dos focos do mosquito e na prevenção de novos casos.
No comparativo realizado com os casos das últimas semanas, mostrando a eficácia das medidas adotadas. A redução representa um alívio momentâneo, mas a Prefeitura faz um alerta: a luta contra o mosquito depende da continuidade dos cuidados por parte da população.
“Estamos vendo os frutos de um trabalho conjunto e bem coordenado, mas isso não significa que podemos relaxar. Mais de 90% dos focos do Aedes aegypti foram encontrados dentro de casas habitadas. É fundamental que cada morador faça sua parte. A prevenção começa dentro do quintal de cada um”, destacou a secretária municipal de Saúde, Chirlei Rocha.
A administração municipal ressalta que o aumento de casos da doença ocorre, principalmente, pela negligência com pequenos focos que se formam em ambientes domésticos. Por isso, a colaboração da população é indispensável para manter os índices em queda.
Dicas para eliminar focos do mosquito Aedes aegypti:
● Esvazie e limpe recipientes que acumulam água (vasos de plantas, garrafas, pneus, calhas).
● Tampe toneis, caixas d’água e reservatórios.
● Troque a água dos animais com frequência e lave os potes com escova.
● Evite o acúmulo de lixo e descarte materiais corretamente.
● Mantenha ralos limpos e com telas.
● Utilize areia nos pratos de vasos de plantas.
● Verifique atrás da geladeira, bandejas de ar-condicionado e bebedouros.