- mell280
22/04/2025 11h53
Abradi divulga guia de IA para Marketing Digital
Ferramentas de IA economizam aproximadamente 2,5 horas diárias na rotina dos profissionais de marketing
Em um cenário onde 96% dos profissionais de marketing brasileiros planejam utilizar Inteligência Artificial em suas iniciativas até o fim deste ano, a Associação Brasileira dos Agentes Digitais (Abradi) e a Associação Brasileira de Inteligência Artificial (Abria) lançaram um guia para auxiliar os profissionais a usarem a tecnologia. O material chega no momento em que a adoção da IA generativa salta de 55% para 72% entre as empresas globais em apenas um ano, segundo dados da consultoria McKinsey. "Este guia representa um divisor de águas para o mercado brasileiro. Não estamos apenas documentando uma tendência, mas fornecendo um mapa estratégico para que as agências digitais brasileiras liderem a revolução da IA no marketing", afirma Carlos Paulo Jr., presidente da Abradi. Clique aqui para acessar o GUIA
Pesquisa da Hubspot revela que mais da metade (52,47%) dos profissionais brasileiros da área já incorporaram a IA em suas rotinas e isso economizou aproximadamente 2,5 horas diárias. "Na era da inteligência artificial, o profissional de marketing precisa assumir o protagonismo e buscar aprendizado contínuo. A atualização começa por iniciativa própria, antes de qualquer apoio da empresa ou do governo.", ressalta Elaine Coimbra, diretora de Inovação e Inteligência Artificial da Abradi e fundadora e CEO da Foster do grupo WPP.
A tecnologia tem sido utilizada principalmente para encontrar ideias, reaproveitar conteúdo, criar textos para redes sociais, e-mails, blogs e gerar imagens. "As agências que não dominarem a IA nos próximos meses estarão em séria desvantagem competitiva. Este guia é nossa resposta para garantir que o mercado brasileiro esteja na vanguarda dessa transformação, tornando essas ferramentas acessíveis para todas as agências, inclusive as menores", destaca o presidente da Abradi.
Guia é voltado a profissionais do Marketing Digital
Marketing X vendas
O material revela uma disparidade interessante na adoção da tecnologia: enquanto 55% dos profissionais de marketing já utilizam IA em suas atividades diárias, 66% das equipes de vendas ainda não a incorporaram em suas rotinas. Nas empresas B2B, a adesão chega a 63% no marketing e 41% em vendas, enquanto no B2C os números caem para 47% e 26%, respectivamente. As agências de marketing lideram o uso da IA tanto em marketing (71%) quanto em vendas (67%), demonstrando maior maturidade digital.
Transformação de funções
A IA provavelmente transformará muitos papeis existentes, em vez de simplesmente substituir humanos. Ainda assim, 22,8% dos profissionais têm como principal preocupação a possibilidade de se tornarem dependentes da ferramenta e terem seu trabalho substituído. "A verdadeira disrupção não está na substituição de talentos, mas na potencialização das capacidades humanas através da tecnologia. Nosso guia mostra como as agências podem criar novos modelos de negócio baseados nessa sinergia", explica o presidente da Abradi.
Abordagem híbrida
O guia destaca a tendência de abordagem híbrida na criação de conteúdo. Plataformas como WriterAccess utilizam IA para a criação inicial e redatores humanos para refinamento, fact-checking e adequação ao tom e voz da marca, combinando o melhor dos dois mundos. "Estamos diante da maior transformação do marketing desde o advento das redes sociais", ressalta o presidente da Abradi.
O guia
Desenvolvido para um público amplo que inclui empresários, profissionais de marketing digital, vendas, gestores e especialistas em tecnologia, o guia apresenta dados do setor, links e dicas de ferramentas importantes, além de uma análise dos aspectos éticos da IA. A publicação, disponibilizada no site https://guia-ia.abradi.com.br/, é uma ferramenta essencial para quem busca não apenas entender, mas implementar estrategicamente a IA em suas operações de marketing digital.
Sobre a Abradi
A Associação Brasileira dos Agentes Digitais (Abradi) atua desde 2009 como a voz do mercado digital brasileiro, representando o ecossistema de inovação digital em todo o país, conectando mais de 400 empresas associadas. A associação opera como um catalisador de transformação digital, fomentando um ambiente de constante evolução e aprimoramento. A Abradi acredita no poder das empresas digitais como agentes de transparência e liberdade, utilizando a internet como ferramenta de cidadania e desenvolvimento.