PUBLICIDADE

Inclusão e tradição no prato: alunos da rede municipal têm acesso à Linguiça de Maracaju em ação que valoriza cultura e igualdade


PUBLICIDADE
  • mell280

29/04/2025 10h13

Inclusão e tradição no prato: alunos da rede municipal têm acesso à Linguiça de Maracaju em ação que valoriza cultura e igualdade

Maracaju leva sua tradição às escolas e celebra a Festa da Linguiça com sabor na educação

Hosana de Lourdes


 
 
 
Maracaju (MS) – Com o objetivo de promover a valorização da cultura local e garantir que todas as crianças da rede municipal tenham acesso à experiência gastronômica típica da cidade, a Prefeitura de Maracaju, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou nesta terça-feira (29) uma ação especial nas escolas. Como parte das comemorações que antecedem a tradicional Festa da Linguiça, alunos das zonas urbana, rural e indígena puderam saborear a famosa Linguiça de Maracaju durante a merenda escolar.
 
 
 
A iniciativa, criada pela atual gestão municipal em 2022, nasceu com o propósito de democratizar o acesso à iguaria símbolo da cidade, considerando que muitas famílias não têm condições financeiras de frequentar a festa ou adquirir o produto, cujo valor costuma ser elevado no comércio. Dessa forma, a ação garante que todos os estudantes da rede pública possam vivenciar essa tradição tão marcante da identidade maracajuense.
 
 
 
Neste ano, foram adquiridos 619 quilos da linguiça, distribuídos entre todas as escolas da Rede Municipal de Ensino, beneficiando mais de 5 mil estudantes. O prato foi preparado com o acompanhamento do Setor de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação, e servido com arroz, feijão, mandioca cozida e salada, respeitando os critérios nutricionais estabelecidos.
 
 
 
Para o prefeito Marcos Calderan, proporcionar esse momento às crianças é mais do que uma ação simbólica — é um gesto de respeito à cultura e de inclusão.
 
“Sabemos que nem todas as famílias têm condições de levar seus filhos à Festa da Linguiça ou mesmo de comprar o produto. Por isso, nossa gestão criou essa ação, para que todas as crianças possam ter a oportunidade de conhecer e saborear aquilo que representa a história de Maracaju. É algo simples, mas profundamente significativo”, declarou o prefeito.
 
Secretaria de educação Silvana Perosa, prefeito Marcos Calderan e o presidente da câmara Rener Barbosa nas escolas do município  (assessoria)
 
A secretária municipal de Educação, Silvana Perosa, reforçou o valor educacional e afetivo da ação.
 
“Levar a Linguiça de Maracaju para a merenda escolar é uma forma de ensinar sobre pertencimento, identidade e respeito às nossas raízes. Mais do que alimentar, é um momento de integração entre o alimento e a cultura local, vivenciado de forma coletiva por nossos alunos”, destacou.
 
 
 
A ação integra oficialmente o calendário escolar da semana da Festa da Linguiça e reforça o papel da escola como espaço de vivência cultural e social. O tradicional evento atrai visitantes de todo o estado e é uma das principais manifestações da cultura e da economia de Maracaju.
 

 Visualização da imagem





PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE