PUBLICIDADE

5 experiências que reforçam Itapema como destino turístico em ascensão no Sul do Brasil


PUBLICIDADE
  • mell280

24/05/2025 09h26

5 experiências que reforçam Itapema como destino turístico em ascensão no Sul do Brasil

Maikeli Alves


Com infraestrutura urbana em transformação, atrativos de lazer renovados e novidades como o Hard Rock sobre o mar, Itapema avança na oferta de experiências que combinam entretenimento, natureza e bem-estar, e conquista cada vez mais a preferência de viajantes nacionais e internacionais que buscam destinos no litoral sul do país.

------
------

Maio, 2025 – Além de ser referência nacional em valorização imobiliária, Itapema, no litoral norte de Santa Catarina, também se destaca por ser um destino turístico para brasileiros e estrangeiros. Apenas entre dezembro e janeiro, cerca de 800 mil visitantes passaram pela cidade, dez vezes mais que sua população fixa de 75,9 mil habitantes, segundo o Censo 2022. Itapema encerrou a alta temporada com saldo positivo, especialmente pelo aumento expressivo de turistas internacionais. De acordo com levantamento da Fecomércio, 27% dos turistas que vieram a Santa Catarina no início de 2025 eram de fora do país, sendo 81% argentinos. O cenário reforça a consolidação da cidade como um dos destinos mais procurados do litoral catarinense, impulsionado por investimentos em infraestrutura, novos atrativos e qualidade dos serviços oferecidos.

“Itapema tem se destacado por aliar belezas naturais a um ambiente seguro, bem estruturado e acolhedor. A cidade tem se preparado de forma consistente para receber um público cada vez mais exigente, com investimentos em infraestrutura e serviços que ampliam a qualidade da estadia. As opções vão do lazer ao comércio, passando pela gastronomia, e são pensadas para proporcionar conforto, bem-estar e experiências memoráveis. É esse conjunto de atributos que tem fortalecido o posicionamento de Itapema como um dos destinos mais desejados do Sul do Brasil”, afirma Joana Russi Reis, vice-presidente da J.A. Russi, empresa responsável pelo Calçadão Praia Shopping e pelo Garden Open Mall.

Confira cinco experiências que marcam esse esse novo momento do turismo em Itapema:

1 - Calçadão Praia Shopping com boliche e atrações para toda a família
Com mais de 25 anos de história, o Calçadão Praia Shopping é um dos centros comerciais mais tradicionais da cidade. Localizado em frente ao mar, o espaço reúne 116 operações e possui uma atração que reúne grande público: um moderno boliche, que reforça a vocação do shopping como ponto de lazer e convivência para moradores e turistas.

2 - Praias com infraestrutura em expansão
Com aproximadamente 7 km de orla, Itapema conta com praias que agradam diferentes perfis de visitantes — entre elas, Meia Praia, Ilhota e Canto da Praia. A cidade passa por um processo de revitalização da orla que inclui ciclovias, nova iluminação, áreas de convivência e boulevard com estrutura para bares e restaurantes, o que deve ampliar o conforto de moradores e visitantes, além de valorizar os empreendimentos à beira-mar.

3 - Cicloturismo na Rota da Tapera
A Rota da Tapera é um circuito de 48 km voltado ao cicloturismo e ao contato com a natureza. O trajeto passa por pontos como o Mirante do Encanto, a Capela São João Batista e a Pedra da Cadeia. Com apoio da J.A. Russi, o projeto ganhou um totem informativo na orla central e se destaca entre as novas opções de ecoturismo da região.

4 - Gastronomia em evidência e novidades à vista
Itapema reúne restaurantes e cafeterias com propostas que vão do regional ao contemporâneo. A cena gastronômica, em expansão, deve ganhar ainda mais força nos próximos anos com a chegada do primeiro Hard Rock Café sobre as águas, a ser instalado no Píer Oporto. A novidade deve reforçar o apelo turístico da cidade, com foco em experiências diferenciadas.

5 - Garden Open Mall: futuro centro de compras com energia limpa
Previsto para 2026, o Garden Open Mall será um dos únicos shoppings do Brasil 100% abastecido com energia solar, produzido em fazenda própria da J.A. Russi. O empreendimento terá ambientes abertos, arborizados e integrados ao entorno. Com investimento de R$ 100 milhões, serão cerca de 50 operações comerciais voltadas para moda, gastronomia e serviços, como espaço para cinema.

Sobre o Grupo J.A. Russi Ltda.

Fundado em 1989, o Grupo J. A. Russi é composto por renomadas empresas de Santa Catarina, a J.A. Russi, Aliança Empreendimentos, Calçadão Praia Shopping, Garden Open Mall, Harmony of the Seas entre outras, além de ser sócia no Brava Beach Group, todas empresas especializadas em empreendimentos de alto padrão e centros comerciais. Com uma trajetória de 35 anos, o Grupo já entregou 34 projetos, com mais de 1.500 apartamentos, ultrapassando 500 mil m² construídos. Com forte presença em Itapema, Balneário Camboriú e Itajaí (Praia Brava), a grupo se destaca pela excelência em construção e pela criação de projetos inovadores que transformam o cenário imobiliário das regiões em que atua. Atualmente, O Grupo a J.A. Russi tem em andamento quatro grandes projetos: Saint John, High Tower e Sunny Coast em Itapema e o Harmony Ocean Front, em Balneário Camboriú. 

https://jarussi.com.br

 






PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE