- mell280
02/06/2025 09h18
Como o SAP Analytics Cloud ajuda a transformar intuição em estratégia?
Por Fábio Rogério
Mesmo em plena era dos dados, grande parte das decisões estratégicas nas empresas brasileiras ainda é tomada com base em intuição, experiência pessoal ou planilhas isoladas. Essa gestão “no olho” compromete previsibilidade, aumenta riscos e desacelera reações ao mercado. É nesse contexto que o SAP Analytics Cloud (SAC), plataforma de análise e planejamento em nuvem que integra funções de Business Intelligence (BI), tem ganhado relevância entre executivos que buscam integrar planejamento, inteligência de dados e análises preditivas em uma única plataforma baseada em nuvem.
A resistência à gestão orientada por dados ainda é muito comum — principalmente em empresas que já implantaram sistemas de gestão e, acreditam que isso será suficiente para cobrir toda a estratégia. Ou seja, o maior entrave não é técnico, mas sim cultural, uma vez que, na maioria das vezes, os executivos confiam mais nos próprios cálculos do que nos dados estruturados. No entanto, é preciso enfatizar que, por mais que o ERP seja uma ferramenta eficaz para organizar as operações, um bom planejamento estratégico exige análise e inteligência.
Diante disso, o SAC torna-se um importante aliado, uma vez que sua proposta é clara: empoderar os gestores com dados confiáveis, insights acionáveis e previsões precisas, eliminando a dependência de intuição ou análises manuais fragmentadas. Na prática, a solução permite visualização de dados em tempo real, com dashboards e gráficos interativos; planejamento financeiro estruturado; simulação de cenários econômicos; uso de machine learning para prever comportamentos como churn, vendas e variações de custos; e colaboração direta nos próprios relatórios, possibilitando o alinhamento entre as áreas.
Vale destacar que o SAP Analytics Cloud tem a capacidade de se conectar com bases SAP ou não, inclusive, em planilhas Excel ou banco de dados legados, o que permite a adoção gradual sem a ruptura de sistemas já existentes. Na prática, a ferramenta pode ser comparada a um “ChatGPT corporativo”, uma vez que a solução é capaz de responder perguntas críticas sobre o negócio com a linguagem acessível.
A adoção do SAC traz impactos diretos no desempenho organizacional, como por exemplo, redução de 30% no tempo de geração de relatórios; corte de até 50% no tempo de fechamento do planejamento financeiro; maior agilidade para reagir as oscilações de mercado; e o amento da segurança e compliance, com controle de acessos e auditorias automatizadas, segundo dados da SAP.
Mais do que resultados operacionais, a plataforma ajuda a instaurar uma cultura de decisões baseadas em dados. Isso porque, quando líderes passam a confiar nas análises, o nível de alinhamento entre as áreas cresce, favorecendo uma gestão baseada em fatos. Não à toa, setores como varejo e distribuição utilizam a solução para cruzar históricos de vendas com níveis de estoques e, a partir disso, sugerir ações.
Cabe enfatizar que a eficácia da ferramenta está diretamente relacionada com a mudança cultural da organização. Essa, sem dúvidas, não é uma tarefa simples e, por isso, contar com o apoio de uma consultoria especializada é um recurso promissor. Afinal, o time de especialistas será eficaz para guiar a companhia em toda jornada, ajudando na conquista de resultados.
O mercado, atualmente, exige das organizações respostas rápidas, mas que sejam baseadas em evidência. Dessa forma, empresas que ainda operam com múltiplas fontes de dados e, consequentemente, sofrem com a lentidão na geração de relatórios, podem se beneficiar com o uso do SAC.
Fábio Rogério é Co-CEO da ALFA Consultoria – SAP Gold Partner.
Sobre a ALFA Consultoria – SAP Gold Partner
A ALFA se destaca como a consultoria que mais cresce no ecossistema SAP para o Middle Market nos últimos 6 anos. Com mais de 180 clientes ativos no Brasil e no exterior e uma equipe de mais de 150 consultores especialistas, a ALFA tem um histórico sólido de entregas de alto valor. Além disso, já recebeu mais de 38 prêmios de excelência da SAP e gravou mais de 30 vídeos de cases de sucesso em diversos segmentos de mercado.
![]() |