- mell280
16/06/2025 13h11
Pesquisa aponta que metade das empresas brasileiras perdem até US$ 5 milhões ao ano por falhas de software
Estudo conduzido pela Tricentis revela que 98% dos profissionais brasileiros confiam em agentes autônomos para auxiliar na tomada de decisão para entrega de software
De acordo com o Quality Transformation Report 2025, pesquisa que acaba de ser divulgada pela Tricentis, líder global em testes contínuos e engenharia de qualidade, 50% das organizações brasileiras relatam custos anuais estimados entre US$ 1 milhão e US$ 5 milhões devido a falhas em software, ou necessidades contínuas de manutenção.
A pesquisa ouviu profissionais e líderes de tecnologia na América Latina, identificando diferentes níveis de prejuízo financeiro causados por software de má qualidade. O setor que mais relatou perdas foi o financeiro (54%), seguido pelo setor público (50%), varejo (43%), energia (39%) e indústria (35%) - todos com casos que chegaram a até US$ 5 milhões em perdas.
“A pesquisa inaugural de Quality Transformation Report da Tricentis revelou que 75% das organizações latino-americanas já realizaram alterações de código sem testá-las completamente em prol de velocidade”, afirma Tonatiuh Barradas, vice-presidente da Tricentis para a América Latina. “Com isso, a confiabilidade do software entra em cheque e as interrupções de funcionamento passam a ser um risco iminente, tornando-se não apenas um problema técnico, mas também um risco que afeta a reputação, a operação e o setor financeiro das empresas.”
Esse risco de interrupção no software também foi reportado pelas empresas brasileiras: 56% das companhias brasileiras disseram estar sob esse risco anualmente, e na América Latina esse número salta para 68%. As empresas menores, que possuem entre 150 e 249 colaboradores, são ainda mais vulneráveis, com 88% reportando essa preocupação em sofrer interrupção de software no próximo ano. O setor industrial vem sendo o que mais sofre em toda a região, onde 73% das organizações afirmaram estar expostas a esse risco.
Pressão por velocidade e desafios internos comprometem a qualidade
Na América Latina, a pressão por acelerar as entregas aparece como o principal, sendo mencionada por 37% das empresas. Além disso, 35% apontaram a falha de comunicação entre líderes e testadores como uma dificuldade recorrente, enquanto 34% destacaram a frustração com os primeiros resultados da adoção de inteligência artificial como um entrave adicional. No Brasil, a pressão por velocidade se confirma como uma das principais barreiras, com 36% das organizações afirmando que esse fator é um dos maiores desafios enfrentados.
IA e automação como estratégias de mitigação
Apesar desse cenário de perdas financeiras e desafios operacionais, a adoção de Inteligência Artificial e de automação está crescendo rapidamente. Na América Latina, 94% das empresas planejam ampliar o uso de IA para testes de software, uma tendência forte especialmente entre as empresas do setor de energia, em que 98% expressaram intenção em implementar IA em seu trabalho.
No Brasil, 100% das empresas relataram ter planos de adotar a IA para detectar falhas e acelerar processos. Além disso, 98% dos profissionais brasileiros demonstram que estão confiantes com o uso de agentes autônomos para tomada de decisão que auxilie a entrega de um software. “Temos visto que as empresas estão gastando muito dinheiro em manutenções recorrentes de software ou sofrendo interrupções por fazerem entregas sem teste de código, no entanto, estão otimistas a respeito da automação para realização dessas tarefas”, explica Barradas. “Há uma consciência crescente de que qualidade e velocidade poderão andar juntas se a IA estiver presente no processo.”
Tricentis amplia presença na América Latina
Para superar os obstáculos da região, as empresas latino-americanas vêm priorizando estratégias como a aceleração do desenvolvimento e entrega de software, citada por 51% dos respondentes, a melhoria da qualidade (49%), a automação de processos manuais (45%) e a migração para a nuvem (48%). No cenário brasileiro, esse foco na qualidade é identificado como estratégia prioritária, enquanto 64% destacam a necessidade de acelerar o desenvolvimento.
Os resultados da pesquisa reforçam a estratégia de expansão da Tricentis na América Latina. Em 2025, a empresa fortaleceu sua atuação na região com a nomeação de Tonatiuh Barradas como vice-presidente regional, com o objetivo de impulsionar a transformação digital e adotar práticas modernas de engenharia de qualidade no mercado.
“Estamos comprometidos em apoiar as empresas latino-americanas a enfrentarem esses desafios com uma abordagem moderna, baseada em automação e IA, para que consigam entregar software de qualidade, com mais segurança, velocidade e confiança”, finaliza Barradas.
O relatório completo Tricentis 2025 Quality Transformation Report está disponível para download aqui.
Metodologia do Relatório Tricentis 2025 Quality Transformation Report
A Tricentis conduziu o Quality Transformation Report por meio de uma pesquisa global realizada em março de 2025, com 2.750 respondentes de 10 países e cinco setores industriais. Os participantes incluem CTOs, CIOs, gerentes gerais, vice-presidentes de engenharia, aplicações, TI, garantia de qualidade, profissionais de TI, líderes de DevOps, líderes de QA e desenvolvedores de software. O relatório examinou as principais tendências e desenvolvimentos em desenvolvimento de software, testes, qualidade, DevOps e IA.
Sobre a Tricentis
A Tricentis é líder global em testes contínuos e engenharia de qualidade. Seu portfólio de produtos baseados em IA oferece uma abordagem nova e fundamentalmente diferente de realizar testes de software. Uma abordagem totalmente automatizada, sem código e inteligentemente orientada por IA. Ela atende tanto o desenvolvimento ágil quanto aplicações corporativas complexas, permitindo que as empresas acelerem a transformação digital ao aumentar drasticamente a velocidade de lançamento de software, reduzir custos e melhorar a qualidade. Amplamente reconhecida por reinventar os testes de software para DevOps, nuvem e aplicações empresariais, a Tricentis foi reconhecida como líder por todos os principais analistas do setor, incluindo Forrester, Gartner e IDC. A Tricentis possui mais de 3.000 clientes, incluindo algumas das maiores marcas do mundo, como McKesson, Allianz, Telstra, Dolby e Vodafone. Para saber mais, acesse: https://www.tricentis.com