- mell280
01/07/2025 07h48
Varejo registra desempenho positivo em datas comemorativas de 2025
Datas como Dia dos Namorados, Dia das Mães, Páscoa e Carnaval impulsionaram as vendas no ano
O varejo tem colhido bons resultados ao longo de 2025, com destaque para o desempenho nas datas comemorativas. Momentos como Carnaval, Páscoa e Dia das Mães vêm registrando números expressivos em comparação aos anos anteriores.
Mais recentemente, o Dia dos Namorados manteve essa tendência. Celebrada em 12 de junho, a data apresentou um crescimento de 11,3% nas vendas em relação a 2024, segundo dados do Itaú Unibanco.
Esses números acompanham o bom momento vivido tanto pelas lojas físicas quanto pelo e-commerce, que segue em expansão acelerada. Com isso, a expectativa é de que o setor continue crescendo nos próximos meses, com o varejo já se preparando para as próximas datas festivas.
Mais da metade da população comprou presentes para o Dia das Mães
Com uma previsão de crescimento de 1,9% nas vendas em relação a 2024, estima-se que cerca de 133 milhões de brasileiros tenham ido às compras para presentear no Dia das Mães neste ano. O gasto médio por pessoa gira entre R$ 250 e R$ 450.
Para entender o perfil do consumidor diante da data, a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL firmou uma parceria com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). O estudo revela que 79% dos consumidores planejam os gastos antes da compra.
Além disso, embora 80% dos consumidores ainda prefiram estabelecimentos físicos, a projeção é de um comportamento mais híbrido em 2025. Cerca de 45% dos clientes devem adquirir presentes para o Dia das Mães por meio de plataformas digitais.
Páscoa registra aumento nas vendas
A Páscoa também registrou um desempenho positivo em 2025, com o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) apontando um aumento de 6,4% nas vendas em comparação com o ano passado.
Esse cenário é animador, considerando que, em 2024, houve uma queda de 5% nas vendas de produtos para a data em relação ao ano anterior.
Além disso, é o melhor resultado desde 2019. De acordo com Carlos Alves, executivo da Cielo, o feriado prolongado foi um fator importante para o aumento das vendas, além do fato de a Páscoa ter ocorrido na terceira semana do mês, ao contrário de 2024, quando caiu no final do mês.
Faturamento chegou a quase R$ 3 milhões no Carnaval
Com o aumento no volume de produtos vendidos, dados indicam que pequenas e médias empresas arrecadaram R$ 2,7 milhões no Carnaval de 2025 — um crescimento de 32% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Somente o setor de fantasias movimentou R$ 700 mil, registrando uma alta de 29% na comparação com 2024. Entre os itens mais vendidos estão roupas temáticas, chapéus, bandanas e outros acessórios típicos do período carnavalesco.
E-commerce mantém crescimento consistente nos últimos anos
Os dados reforçam uma tendência mais ampla: o crescimento do e-commerce no Brasil. Em 2024, o faturamento das vendas online superou os R$ 200 bilhões, um aumento de 10% em relação ao ano anterior.
De acordo com a Hostinger, plataforma de criação de sites, embora as lojas físicas ainda concentrem boa parte das vendas, a transição para o ambiente digital tem se mostrado cada vez mais essencial para o varejo, que tem a previsão de crescimento global em vendas totais com a projeção de 41% até 2027.
A digitalização do consumo vem moldando novos hábitos entre os consumidores, e a inteligência artificial tem um papel fundamental nesse processo. Com ela, é possível personalizar campanhas de acordo com o perfil de cada cliente, o que aumenta a eficiência das estratégias de venda.
Além disso, cresce a demanda por sites mais acessíveis e fáceis de navegar, atendendo às expectativas de um público cada vez mais conectado.
Para as próximas datas comemorativas ao longo do ano, a expectativa é de mais avanços nas vendas. Por isso, acompanhar as transformações do e-commerce é essencial para empresas que desejam se manter competitivas no mercado.