- mell280
09/07/2025 08h26
G.A.Tec Algodão 2025 promove imersão no futuro do algodão brasileiro
Em Mato Grosso, cotonicultura nacional se reúne para maior dia de campo indoor que transforma centro de pesquisa em um congresso
Responsável por 70% da produção nacional de algodão, o estado de Mato Grosso recebe, pela terceira vez, o maior dia de campo técnico da cultura no Brasil. O G.A.Tec Algodão 2025 acontece neste sábado, 12 de julho, na Fazenda Girassol, na Serra da Petrovina, região que há 38 anos recebeu os primeiros plantios com a finalidade de multiplicar sementes da pluma, através da Girassol Agrícola, realizadora do evento. A proposta é a de levar inovação, conhecimento e conexão no campo para cerca de 600 convidados.
O dia de campo terá 22 expositores com lançamentos exclusivos e demonstrações tecnológicas. Na área interna, o público irá acompanhar o painel ‘Do Mercado ao Campo’, conduzido por Thiago Nigro, especialista em finanças e educação financeira, e CEO do Grupo Primo, com os convidados Harry Schmelzer Neto, diretor de Solar & Building da WEG, e Fabiana Alves, CEO South America do Rabobank. Será durante o evento o lançamento oficial do primeiro curso de investimentos para produtores rurais, oferecido aos clientes da Girassol Agrícola.
O G.A.Tec Algodão acontece em meio a um cenário positivo para a safra 2024/25 da pluma, que teve aumento de 10,2% de área plantada em relação ao ciclo anterior, chegando a 2,143 milhões de hectares. O Brasil também continua na liderança das exportações mundiais, à frente dos Estados Unidos. Já em solo mato-grossense, o saldo positivo também favoreceu a Girassol Agrícola, que teve acréscimo de 25% na comercialização de sementes da cultura, da qual já era líder na multiplicação.
Rodrigo Lopes, gerente de marketing da sementeira, destaca que o resultado vem de várias frentes estratégicas da companhia, uma delas a parceria com a Deltapine, de genética restrita, que vai alcançar de 10 a 12% de market share em seu primeiro ano. Com a ampliação do portfólio de algodão, hoje com 22 cultivares, a empresa consegue oferecer todas as biotecnologias do mercado e materiais para todas as janelas de plantio. “De dois milhões de hectares plantados, consideramos que em 800 mil temos acesso a variedades para 100% do mercado algodoeiro. Continuamos com a liderança e para ano que vem vamos seguir crescendo”, completa.
Exclusivo para convidados
Esta edição traz uma mudança importante no formato do evento, que passa a ser exclusivo para convidados. Através de uma pesquisa entre os clientes, a Girassol Agrícola entendeu que havia a necessidade de reduzir o número de participantes para levar mais tempo de qualidade. “Assumimos o papel de protagonistas de grandes eventos da cultura e no G.A.Tec Algodão queremos oportunizar a essência de um dia de campo, que é o aperto de mão, o contato direto entre os produtores e com o fundador Gilberto Goellner. É um dia de comemoração e de valorização do legado dele”, explica Rodrigo. Todos os convidados receberão uma camiseta do evento, feita de algodão 100% rastreado e produzido com a pluma dos produtores presentes, gerada da semente Girassol Agrícola.
Do mercado ao campo
Mitigação de riscos e rentabilidade são dores comuns a todo cotonicultor. O mercado de ações também passa pelas duas questões, mas sob outro prisma. Com esse pensamento, a Girassol decidiu estruturar um painel com especialistas que vão debater esses assuntos que estão na realidade do produtor de algodão. De um lado, os desafios do agronegócio e as perspectivas para o mercado da cultura com o Rabobank. De outro, as oportunidades da energia solar como transição energética de baixo carbono com a WEG.
Pesquisa, genética e tecnologia
No campo, os convidados poderão visitar o experimento da Fundação MT sobre nematoides, conduzido ao longo de cinco anos e que contribui com resultados de práticas integradas para prevenção ou redução da população do parasita. Entre os expositores, muita tecnologia, lançamentos exclusivos e inovação para o algodão.
“É um verdadeiro congresso em cima do campo, no próprio centro de pesquisa G.A.Tec, na Serra da Petrovina. Em um passo, o produtor está na roça, no outro no conforto da sombra, mas vendo a eficiência da cultivar, do produto, da tecnologia, e ao mesmo tempo a um passo de um congresso com painel único”, conclui o gerente de marketing.
Sobre - Há mais de 40 anos no mercado, a Girassol Agrícola iniciou suas atividades em 1982 no Estado de Mato Grosso, na região da Serra da Petrovina. Consolidada como uma das melhores e mais produtivas empresas do agronegócio brasileiro, atualmente, as principais atividades do grupo se concentram na produção e comercialização de sementes de soja, semente de algodão, milho e reflorestamento de eucalipto, utilizando alta tecnologia de produção e máquinas de última geração. São mais de 900 colaboradores distribuídos em cinco unidades de produção no Estado, nos municípios de Pedra Preta (Serra da Petrovina), Jaciara, Torixoréu, Aripuanã e Porto Alegre do Norte, além de uma unidade de produção no estado da Bahia.