30/07/2025 11h01
Inédito: tomate Sweet Grape adota a primeira embalagem plástica compostável para FLV do Brasil
Com ganhos para toda a cadeia produtiva e o consumidor, esta novidade da marca My Sweet Salad terá seu pré-lançamento na The Brazil Conference & Expo 2025, que acontecerá em agosto, em São Paulo (SP)
A marca de hortaliças gourmet My Sweet Salad acaba de revolucionar o mercado de Frutas, Legumes e Verduras (FLV) no Brasil ao utilizar a primeira embalagem feita 100% com plástico compostável (PLA) para a comercialização do Sweet Grape, o tomate do tipo Grape mais consumido no país.
A novidade terá seu pré-lançamento na 9ª edição da The Brazil Conference & Expo, evento realizado pela International Fresh Produce Association (IFPA). A exposição acontecerá nos dias 06 e 07 de agosto de 2025, no Expo Center Norte, em São Paulo, capital, e é considerada uma grande referência para o setor.
INOVAÇÃO E PIONEIRISMO COM BENEFÍCIOS PARA TODA A CADEIA
Desenvolvida a partir de fontes renováveis, como a cana-de-açúcar, a nova embalagem é um marco para o agronegócio nacional, agregando uma solução ambientalmente responsável, que vem ao encontro das demandas do setor. “O mercado de FLV está cada vez mais atento às soluções sustentáveis que agreguem valor ao produto sem onerar a cadeia produtiva. Por isso, nossa nova embalagem é uma resposta à essa tendência, proporcionando um descarte ambientalmente correto e favorecendo a decomposição natural em até 180 dias, sem gerar resíduos tóxicos ou microplásticos”, explica Davi Nunes, Gerente Técnico de Produção e Comercialização do Departamento de Novos Negócios da Sakata, empresa detentora da marca My Sweet Salad.
Neste sentido, a nova embalagem reduz o impacto ambiental sem comprometer a qualidade e a segurança do produto. O modelo compostável substitui a tradicional embalagem do tipo “clamshell” – composta por duas partes articuladas que abrem e fecham como uma concha –, por um formato selado e protegido por filme impresso. Com isso, a embalagem traz uma série de outros benefícios, como maior segurança do alimento, melhor exposição do produto nas prateleiras, além de otimização na logística, considerando que o novo material é mais leve e compacto, reduzindo ainda o volume no transporte.
A implementação da nova embalagem já começou pela região Sul do Brasil, com a empresa Silvestrin sendo a primeira integradora da marca a adotar a novidade e comercializá-la no mercado. Segundo Nunes, a expectativa é de que, nos próximos dois anos, toda a produção de Sweet Grape da My Sweet Salad esteja adaptada ao novo padrão, com a disponibilização comercial do produto em embalagens compostáveis em todo o país.
“Com essa iniciativa, a My Sweet Salad se torna pioneira na adoção de embalagens compostáveis para hortaliças no Brasil, consolidando sua posição como referência em inovação e sustentabilidade no setor de FLV, especialmente no segmento de hortaliças premium/gourmet. Por isso, escolhemos a The Brazil Conference para promover o lançamento desta grande novidade para o mercado, já que é um evento reconhecido por apresentar as principais tendências do setor e reunir os grandes comercializadores do país”, destaca o gestor.
DEGUSTAÇÃO E OUTROS DESTAQUES DO ESTANDE
Durante o evento, a My Sweet Salad promoverá também os demais produtos da sua linha de hortaliças gourmet. Além do tomate Sweet Grape, também estarão em exposição os tomates Salad Sensation e Tomates como Antigamente, bem como a miniabóbora Pumpkino, a abóbora cremosa Batã, e os minipimentões coloridos Smile. O estande contará ainda com um balcão de degustação onde serão servidas receitas feitas com a abóbora Batã para o público do evento.
Outro ponto de destaque do estande será um totem com um quiz, com foco em questões ligadas à sustentabilidade. Os visitantes que participarem desta ação interativa e demonstrarem seu conhecimento sobre o tema receberão uma embalagem de Sweet Grape.
SOBRE A MY SWEET SALAD
A My Sweet Salad é uma marca de hortaliças diferenciadas da multinacional de sementes Sakata, reconhecida por sua qualidade e pioneirismo no segmento hortícola, que traz como conceito: "O doce sabor de comer bem". Seus produtos prezam pela excelência em todas as etapas, desde a produção até a mesa do consumidor, oferecendo alimentos seguros e de sabor único. Para mais informações, visite: www.mysweetsalad.com.br
SERVIÇO
My Sweet Salad na The Brazil Conference & Expo
Data: dias 06 e 07 de agosto de 2025
Horário: das 8h às 11h30 – conferências e das 11h30 às 19h – feira de exposição.
Local: Estande localizado no pavilhão amarelo do Expo Center Norte, em São Paulo (SP)
Inscrições no site: https://www.freshproduce.com/events/the-brazil-conference/

