PUBLICIDADE

Longen critica "bobo da corte" e elogia EUA nas negociações


PUBLICIDADE
  • mell280

01/08/2025 06h24 - Atualizado em 01/08/2025 07h44

Longen critica "bobo da corte" e elogia EUA nas negociações

Por Izabela Cavalcante e Mylena Fraiha


 Exemplo? – Durante coletiva sobre missão à Ásia, que começa na próxima segunda, o presidente da Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul), Sérgio Longen, fez questão de elogiar os EUA, apesar das recentes ameaças contra a economia brasileira. “O americano é o americano! Ou seja, a atividade econômica está acima de tudo”, disse.

 
 
Bobo da corte - Para ele, os EUA sabem separar as coisas: política de um lado, negócios do outro. “Nunca o americano iria misturar a economia com a política, como foi vendido para o Brasil, por um bobo da corte que muitas vezes se intitula a porta-voz da Casa Branca”, completou o presidente da Fiems.
 
Parabéns – Na mesma ocasião, Longen e o governador Eduardo Riedel parabenizaram os senadores por Mato Grosso do Sul, Nelsinho Trad (PSD) e Tereza Cristina (PP), pela visita aos EUA. “Os nossos senadores eleitos foram lá e marcaram a posição de uma forma muito clara de que é um risco para a empresa brasileira e é um risco para a empresa americana também”, pontuou o presidente da Fiems.
 
Louvor - Eduardo Riedel seguiu na mesma toada de reconhecimento ao esforço dos sul-mato-grossenses. “Louvo os nossos senadores que estiveram lá, extremamente importantes nesse momento, com o pragmatismo necessário nessas relações internacionais”, completou o governador.
 
Tarifaço – Já em relação à taxa de 50% sobre as exportações da carne, as conversas seguem. A Fiems e o Sicadems (Sindicato das Indústrias de Frios e Carnes de Mato Grosso do Sul) vão marcar mais uma reunião para debater as propostas para o setor, o principal em MS afetado pelos Estados Unidos. A data ainda não foi confirmada, mas já está em pauta para acontecer.
 
Correria - Além de sofrer com o fuso horário, a comitiva à Ásia, comandada pela Fiems e por Riedel, também garante que não vai ter trégua para turismo. Serão 3 países entre os dias 4 e 16 de agosto. A agenda em Singapura, por exemplo, mostra o quanto a correria será das grandes. A previsão é de chegada às 3 da madruga com a primeira reunião às 8h da manhã.
 
Eficiente – O governador Eduardo Riedel se reuniu nesta semana com o presidente da Mitsui em Mato Grosso do Sul, que é sócia da MSGás (Companhia de Gás de Mato Grosso do Sul) para tratar de novas parcerias. Segundo ele, a empresa japonesa tem interesse em investir na área energética do Estado e também comprar etanol. Ele comemorou a dimensão que representa o interesse de uma empresa desse porte.
 
 
 
61 K e contando  - O ex-governador Reinaldo Azambuja encarnou mesmo o estilo influencer. No Instagram, comemorou a marca de 61 mil seguidores. Também aproveitou para, na sequência, repostar reportagens de quando deixou o comando do Estado, com 74,8% de aprovação. " "Olhando para trás, a gente tem algumas histórias para contar", justificou.
 
Lula aqui? – Sobre a possibilidade de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vir ao MS, o deputado federal Vander Loubet (PT) afirmou que a visita deve ocorrer ainda no segundo semestre, mas que não há data ou programação definidas. Segundo ele, o presidente tem evitado viagens no momento por estar focado na questão do tarifaço implementado pelo presidente dos EUA, Donald Trump.
 
Gente chique – Uber coisa nenhuma. O Aeroporto Internacional de Campo Grande agora tem transporte executivo oficial. Empresa foi escolhida para operar o serviço, oferecendo carros sedan com ar-condicionado, motoristas treinados e atendimento personalizado. A proposta é atender quem chega ao Estado para negócios ou turismo com mais estrutura, mas sem cobrança de valores "abusivos", garantem os responsáveis.
 
 
 




PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE