21/08/2025 09h31
Prêmio Produtividade Com Modernidade - Programa Cana IAC reconhece quem usa a ciência a serviço da produtividade
O Prêmio Produtividade com Modernidade - Programa Cana IAC chega a sua 3ª edição valorizando os produtores que acreditaram nas novas variedades, de todos os programas nacionais de melhoramento de cana-de-açúcar. O Prêmio tem como premissa o Índice IAC de Produtividade com Modernidade (IPM).
O Índice IAC de Produtividade com Modernidade (IPM) é obtido através da equação: IPM = TAH5 – 0,20 x ILV. O TAH5 (toneladas de ATR por hectare) é dado pela média aritmética dos cinco primeiros cortes da unidade produtora, para que se isole o efeito do estágio médio de corte. Já o ILV (Índice de Liberação Varietal) revela a idade média das variedades utilizadas a partir do ano de sua liberação comercial.
O Programa Cana do Instituto Agronômico (IAC-Apta) contribuiu com o aumento de produtividade através de várias novas tecnologias, muito além das variedades, entre elas a Matriz Tridimensional que começa organizando o canavial por idade e propõe um atraso progressivo na colheita, a cada ano a colheita atrasa em um mês em relação ao ano anterior para que as plantas tenham mais tempo de crescimento e desenvolvimento. Segundo o pesquisador Marcos Landell, que comandou o estudo no Programa Cana IAC, as plantas mais velhas desenvolvem raízes mais profundas, o que as tornam mais tolerantes à seca. Esse sistema crescimento mais longo aumenta a saúde das plantas e o número de colmos, e resulta em uma cana com maior potencial produtivo. O aumento da produtividade pode chegar a 10 toneladas de cana por hectare.
Na Destilaria Denusa, de Goiás, vencedora da 1ª edição do Prêmio, a produtividade passou de 50 toneladas/ha para 85 toneladas, em menos de quatro anos, com zero investimento. A grande virada de chave foi no manejo varietal e de colheita, e o por fim, no ambiente de produção. Com a melhoria de TCH tudo mudou, a destilaria saiu de um núcleo de produção de 300 mil para 8 milhões de mudas de MPB, e a partir de 2015 promoveu uma mudança radical das variedades plantadas. Tudo isso incrementou ainda mais a produtividade, de 2019 para cá ela tem ficado entre 97 e 100 toneladas/ha. Segundo Antonio Carlos Oliveira Junior, gerente de planejamento agrícola da Denusa, tudo foi feito pensando em obter altas produtividades, mas ao longo do tempo, nada de uma vez só.
Segundo Marcos Landell, aqueles que têm conseguido grandes resultados, e são reconhecidos com o Prêmio, servem de estímulo para que outros produtores migrem para as novas variedades. Para concorrer a unidade produtora deve ter produção superior à 500 mil toneladas de cana, e o Índice de Liberação Varietal menor que 15 anos na safra 2024/25.
As inscrições para a participação no evento vão até 9 de setembro e podem ser realizadas pelo link: https://www.even3.com.br/3-premio-produtividade-com-modernidade-596375/
Além de representar o maior levantamento do Brasil para apurar a produtividade de cana com o uso de variedades modernas, o Prêmio é justo pois estratifica as principais regiões canavieiras. Os concorrentes disputam entre si levando em consideração os mesmos ambientes de produção: solo, clima, e principalmente o regime hídrico. Neste ano a grande novidade do Prêmio Produtividade com Modernidade foi a separação do estado de Minas Gerais em duas regiões: região do Triângulo Mineiro e a região do Norte e Centro-Leste de MG + ES + RJ. Serão 13 premiações, além do Prêmio Nacional.
- Estado de Alagoas
- Estado do Paraná
- Estados da região Norte/Nordeste, exceto Alagoas e Tocantins
- Estados de Goiás e Tocantins
- Estados de Minas Gerais (regiões Norte e Centro-Leste), Espírito Santo e Rio de Janeiro
- Região do Triângulo Mineiro
- Estados do Mato Grosso do Sul e Mato Grosso
- Região de Araçatuba/SP
- Região de Assis/SP
- Região de Jaú/SP
- Região de Piracicaba/SP
- Região de Ribeirão Preto/SP
- Região de São José do Rio Preto/SP
- PRÊMIO NACIONAL DE PRODUTIVIDADE COM MODERNIDADE (considerando todas as regiões, a empresa que apresentar o melhor resultado no Índice IAC de Produtividade receberá o Prêmio Nacional de Produtividade com Modernidade.)
Serviço:
Cerimônia de premiação do Prêmio Modernidade com Produtividade
Local: Centro de Cana IAC – Ribeirão Preto/SP
Dia: 10/09/2025, às 13h30


