PUBLICIDADE

Crescimento populacional movimenta mercado imobiliário em Anápolis


PUBLICIDADE
  • mell280

03/09/2025 07h24

Crescimento populacional movimenta mercado imobiliário em Anápolis

assessoria


Cidade recebeu quase 17 mil novos moradores em dois anos

A cidade de Anápolis vive um momento de forte expansão demográfica e econômica, tornando-se um dos destinos mais cobiçados por famílias e investidores no Centro-Oeste. Dados da pesquisa Sinduscon Anápolis, coordenada pelo Instituto Prospecta, indicam que a cidade recebeu aproximadamente 17 mil novos moradores entre 2023 e 2025, com uma Taxa Geométrica de Crescimento Anual (TGCA) de 1,47%, o que representa um acréscimo de cerca de 5.833 pessoas por ano.

O número vai ao encontro do levantamento do Censo Demográfico 2022 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que colocou Goiás como o 2º estado que mais recebe migrantes no país entre 2017 e 2022. Anápolis foi um dos principais motores desse movimento, a terceira maior cidade goiana, cuja população está entre as 10 que mais cresceram em Goiás: de 19,18% de 2010 para 2022, tendo passado de 334.623 para 398.817 habitantes.

“O maior interesse do brasileiro pela nossa região é efeito de uma evasão de grandes centros, como São Paulo e Rio de Janeiro, que estão perdendo moradores. As pessoas estão buscando mais qualidade de vida e estão buscando as cidades médias” , explica Luiz Antônio Rosa, presidente do Sinduscon Anápolis, ao lembrar dos últimos números do IBGE a respeito da migração.

Os reflexos estão acontecendo no mercado imobiliário anapolino. A pesquisa do segundo trimestre de 2025, em relação ao mesmo período de 2024, aponta um crescimento de 43,4% nas vendas. O Valor Geral de Vendas (VGV) na cidade já chega a R$1,8 bilhões o que, na visão do Sinduscon, mostra o otimismo do setor em Anápolis.

“As empresas estão investindo em projetos e estamos verificando também valorização de 15,14% nos apartamentos e 25,45% nas casas quando comparamos os dados deste ano com o mesmo período de 2024", disse. Ainda de acordo com o estudo do Sinduscon Anápolis, um terço das famílias anapolinas (32,8%) não possui casa própria, morando de aluguel ou em imóveis cedidos, um cenário que abre grandes oportunidades para o mercado.

Economia

Cidade com o segundo Produto Interno Bruto de Goiás, Anápolis oferece, além de qualidade de vida, oportunidades. Números do Ministério do Trabalho mostram que a cidade criou 2.142 novas vagas formais de emprego apenas nos primeiros quatro meses de 2025. Isso significa que, de janeiro a abril, mais de 2 mil pessoas conseguiram um emprego com carteira assinada em Anápolis. O setor de serviços foi o que mais contratou, seguido pela indústria, que é um dos motores da cidade. Em maio, o município continuou se saindo bem, ficando em 5º lugar em criação de empregos em Goiás.

A cidade também se destaca no quesito custo de vida. Um estudo feito em 2023 pelo site Custo de Vida, replicado pelo Yahoo, apontou a cidade goiana como a 2ª com o menor custo de vida em todo o Brasil. Na prática, morar lá é mais barato do que em muitas outras cidades. Isso faz com que o dinheiro renda mais, sobrando para outras despesas e lazer.

Para Juliano Santos, vice-presidente do Sinduscon Anápolis, todos estes fatores contribuem para atrair novos moradores. “A decisão de permanecer está diretamente ligada ao custo de vida acessível, às oportunidades profissionais e à alta qualidade de vida que encontram aqui”, enfatiza.

 

Cidade de Anápolis vista do alto
Cidade de Anápolis vista do alto
Divulgação

 
Cidade de Anápolis vista do alto
Cidade de Anápolis vista do alto
Divulgação

 
Cidade de Anápolis vista do alto
Cidade de Anápolis vista do alto
Divulgação




PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE