- mell280
03/09/2025 07h24
Crescimento populacional movimenta mercado imobiliário em Anápolis
Cidade recebeu quase 17 mil novos moradores em dois anos
A cidade de Anápolis vive um momento de forte expansão demográfica e econômica, tornando-se um dos destinos mais cobiçados por famílias e investidores no Centro-Oeste. Dados da pesquisa Sinduscon Anápolis, coordenada pelo Instituto Prospecta, indicam que a cidade recebeu aproximadamente 17 mil novos moradores entre 2023 e 2025, com uma Taxa Geométrica de Crescimento Anual (TGCA) de 1,47%, o que representa um acréscimo de cerca de 5.833 pessoas por ano.
O número vai ao encontro do levantamento do Censo Demográfico 2022 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que colocou Goiás como o 2º estado que mais recebe migrantes no país entre 2017 e 2022. Anápolis foi um dos principais motores desse movimento, a terceira maior cidade goiana, cuja população está entre as 10 que mais cresceram em Goiás: de 19,18% de 2010 para 2022, tendo passado de 334.623 para 398.817 habitantes.
“O maior interesse do brasileiro pela nossa região é efeito de uma evasão de grandes centros, como São Paulo e Rio de Janeiro, que estão perdendo moradores. As pessoas estão buscando mais qualidade de vida e estão buscando as cidades médias” , explica Luiz Antônio Rosa, presidente do Sinduscon Anápolis, ao lembrar dos últimos números do IBGE a respeito da migração.
Os reflexos estão acontecendo no mercado imobiliário anapolino. A pesquisa do segundo trimestre de 2025, em relação ao mesmo período de 2024, aponta um crescimento de 43,4% nas vendas. O Valor Geral de Vendas (VGV) na cidade já chega a R$1,8 bilhões o que, na visão do Sinduscon, mostra o otimismo do setor em Anápolis.
“As empresas estão investindo em projetos e estamos verificando também valorização de 15,14% nos apartamentos e 25,45% nas casas quando comparamos os dados deste ano com o mesmo período de 2024", disse. Ainda de acordo com o estudo do Sinduscon Anápolis, um terço das famílias anapolinas (32,8%) não possui casa própria, morando de aluguel ou em imóveis cedidos, um cenário que abre grandes oportunidades para o mercado.
Economia
Cidade com o segundo Produto Interno Bruto de Goiás, Anápolis oferece, além de qualidade de vida, oportunidades. Números do Ministério do Trabalho mostram que a cidade criou 2.142 novas vagas formais de emprego apenas nos primeiros quatro meses de 2025. Isso significa que, de janeiro a abril, mais de 2 mil pessoas conseguiram um emprego com carteira assinada em Anápolis. O setor de serviços foi o que mais contratou, seguido pela indústria, que é um dos motores da cidade. Em maio, o município continuou se saindo bem, ficando em 5º lugar em criação de empregos em Goiás.
A cidade também se destaca no quesito custo de vida. Um estudo feito em 2023 pelo site Custo de Vida, replicado pelo Yahoo, apontou a cidade goiana como a 2ª com o menor custo de vida em todo o Brasil. Na prática, morar lá é mais barato do que em muitas outras cidades. Isso faz com que o dinheiro renda mais, sobrando para outras despesas e lazer.
Para Juliano Santos, vice-presidente do Sinduscon Anápolis, todos estes fatores contribuem para atrair novos moradores. “A decisão de permanecer está diretamente ligada ao custo de vida acessível, às oportunidades profissionais e à alta qualidade de vida que encontram aqui”, enfatiza.
![]() Cidade de Anápolis vista do alto Divulgação |
![]() Cidade de Anápolis vista do alto Divulgação |
![]() Cidade de Anápolis vista do alto Divulgação |