PUBLICIDADE

Balanço 1° Semestre: Resultados sólidos mesmo em um cenário volátil


PUBLICIDADE
  • mell280

04/09/2025 17h05

Balanço 1° Semestre: Resultados sólidos mesmo em um cenário volátil

Leticia Novoa


Principais destaques:

• Desempenho sólido em todos os segmentos, impulsionado por execução disciplinada.

• Aceleração do crescimento nos primeiros seis meses, com a maioria das divisões dos três segmentos de negócios apresentando crescimento positivo até o fim do 2º trimestre.

• Margem operacional EBITA de 11,5% no 2º trimestre e 10,6% no acumulado do primeiro semestre.

• Lançamento da nova estratégia LEAP 2030 e início de uma nova era de crescimento e geração de valor, após a implementação do novo modelo operacional.

• Projeções para o ano confirmadas.

“À medida que enfrentamos o atual cenário volátil, nossos clientes continuam sendo a nossa principal prioridade. Tenho muito orgulho da atuação da nossa equipe global nos últimos meses, alcançando resultados sólidos mesmo diante das incertezas. A dedicação e o empenho deles foram fundamentais para garantir que nossos clientes continuem recebendo o serviço e as soluções de alta qualidade que esperam da Danfoss. Com o nosso novo modelo operacional, fortalecemos a responsabilidade de ponta a ponta nos negócios e aceleramos a tomada de decisões próximas aos nossos clientes.” – Kim Fausing, Presidente e CEO da Danfoss.

Nos primeiros seis meses do ano, a Danfoss manteve a melhora no crescimento das vendas, atingindo 4,8 bilhões de euros em faturamento. Ao longo do semestre, avançamos nos ajustes de estoque nos mercados em que atuamos. A entrada de pedidos e as vendas apresentaram melhora contínua no mesmo período, com crescimento levemente positivo no segundo trimestre. A margem operacional de EBITA continuou em alta no primeiro semestre e alcançou 11,5% no segundo trimestre, em linha com as expectativas. No acumulado do semestre, a margem operacional ficou em 10,6%. O fluxo de caixa está ligeiramente abaixo do registrado no ano passado, mas, com as ações em andamento, esperamos encerrar o ano conforme nossos planos.

Registramos um desempenho forte e resiliente, especialmente nas áreas de Climate Solutions e Drives. Ainda assim, há diferenças significativas na dinâmica dos diversos mercados onde atuamos.

A Danfoss Climate Solutions teve um primeiro semestre sólido, com crescimento de um dígito alto, impulsionado pelo forte avanço no setor de data centers e pela transição contínua para novos refrigerantes em várias regiões.

Já o segmento de Power Electronics and Drives registrou vendas mais fracas devido à redução de estoques nos mercados e à situação desafiadora do setor automotivo europeu. Ainda assim, a entrada de pedidos melhorou. O segmento teve um desempenho expressivo na linha de inversores de baixa tensão, especialmente em aplicações para data centers, HVAC e sistemas de água e saneamento.

O segmento de Power Solutions continuou impactado negativamente pela desaceleração do mercado de hidráulica móbil, provocada principalmente pela queda na demanda, sobretudo nos setores agrícola e de construção nos Estados Unidos. No entanto, esse segmento voltou a crescer no fim do segundo trimestre, principalmente com soluções para data centers.

No recorte geográfico, vale destacar que a China registrou crescimento de um dígito alto e o mercado norte-americano voltou a crescer no segundo trimestre. Já os sinais de recuperação na Europa são menos evidentes. Apesar de termos uma produção altamente localizada, sofremos impactos das tarifas, mas estamos trabalhando junto a clientes e parceiros para mitigar esses efeitos.

“Mantemos confiança no futuro. Com nosso portfólio muito amplo, a Danfoss é parceira líder em soluções inovadoras, competitivas e sustentáveis, e estamos aproveitando oportunidades significativas por meio da nossa nova estratégia LEAP 2030 — a base de uma nova era de crescimento e geração de valor. Com nosso compromisso de entregar valor aos clientes, continuamos a fazer investimentos relevantes em mercados estratégicos, tecnologias inovadoras e em uma estrutura de produção regional ágil e robusta.” – Kim Fausing, Presidente e CEO da Danfoss.

Investimentos estratégicos em mercados de crescimento

Em linha com a nova estratégia LEAP 2030, continuamos a fortalecer nossas posições globais de liderança nos três segmentos e a investir em mercados chave, como a Índia, além de negócios de alto crescimento, como data centers.

Os data centers representam uma das maiores oportunidades para nossos três segmentos. Oferecemos tecnologia inovadora e sustentável para data centers com resfriamento a ar ou líquido, incluindo conversão de energia e armazenamento.

Trabalhamos em estreita colaboração com nossos clientes para atender os principais hyperscalers e fabricantes de chips do mundo, oferecendo soluções eficientes e sustentáveis. Também reforçamos nossas parcerias com players estratégicos por meio da participação em organizações como o Net Zero Innovation Hub for Data Centers, iniciativa paneuropeia.

Entrega de soluções competitivas, inovadoras e sustentáveis

Nosso compromisso de gerar valor aos clientes por meio da inovação e liderança tecnológica é um elemento central da estratégia LEAP 2030 e impulsiona nossos investimentos em P&D, que chegaram a 5,6% das vendas nos primeiros seis meses. A Danfoss Climate Solutions investiu na expansão de sua linha de compressores, aprimorando desempenho, eficiência energética e capacidade nas principais tecnologias, incluindo os compressores Turbocor® oil-free, scroll e BOCK® semi-herméticos. A Danfoss Power Electronics and Drives fortaleceu sua oferta de conversão de energia inteligente com a expansão das linhas de produtos iC7 Hybrid e iC7 Marine. A Danfoss Power Solutions lançou sua nova plataforma de bombas de pistão de circuito aberto, X1P, oferecendo desempenho, confiabilidade e flexibilidade incomparáveis em um design compacto, para aplicações como skid steer, compact track loaders, mini e compact excavators, e telehandlers.

Regionalização da produção para melhor atender clientes e aumentar resiliência é prioridade estratégica

Neste ano, estamos concluindo uma nova fábrica dedicada a compressores e sensores no México; fortalecemos nossa estrutura China-for-China com um novo campus para uma variedade de produtos, incluindo hidráulica móbil e compressores Turbocor® oil-free; e estamos investindo para aumentar a capacidade em mais de 30 unidades de produção nos EUA.

Progresso contínuo em sustentabilidade

A sustentabilidade continua sendo central para nossos negócios, atuando como motor de geração de valor e fortalecendo nossa competitividade. Todas as instalações da Danfoss na América do Norte agora utilizam energia renovável por meio de um novo acordo de compra de energia, o que significa que aproximadamente dois terços da eletricidade adquirida globalmente pela empresa é verde.

Perspectivas para o ano

Mantemos nossas projeções para o ano com base nas tarifas atualmente conhecidas. As vendas devem ficar entre 9,5 e 11 bilhões de euros no ano completo, e a margem operacional de EBITA está prevista entre 10,8% e 12,3%.

Principais números do primeiro semestre de 2025:
• Vendas alcançaram 4.788 milhões de euros (1S 2024: 5.012 mi). O crescimento orgânico foi de -3%, com resultado negativo no 1º trimestre e ligeiramente positivo no 2º trimestre.
• Investimentos em inovação (P&D) aumentaram para 266 milhões de euros (1S 2024: 247 mi), correspondendo a 5,6% das vendas (1S 2024: 4,9%).
• EBITA operacional atingiu 509 milhões de euros (1S 2024: 576 mi), resultando em uma margem operacional de 10,6% (1S 2024: 11,5%).
• Lucro líquido chegou a 269 milhões de euros (1S 2024: 291 mi).
• Investimentos (CapEx), excluindo M&A, foram de 162 milhões de euros (1S 2024: 220 mi).
• Fluxo de caixa operacional livre após itens financeiros e impostos (antes de M&A) foi de -167 milhões de euros (1S 2024: -118 mi).

Sobre a Danfoss A/S: A Danfoss desenvolve soluções que aumentam a produtividade de máquinas, reduzem emissões, diminuem o consumo de energia e possibilitam a eletrificação.

Nossas soluções são aplicadas em áreas como refrigeração, ar-condicionado, aquecimento, conversão de energia, controle de motores, máquinas industriais, setor marítimo e equipamentos on- e off-highway. Também atuamos em energias renováveis, como solar e eólica, armazenamento de energia, recuperação de calor, além de contribuir com soluções de energia distrital para cidades.

Nossa tradição em engenharia inovadora remonta a 1933. A Danfoss é uma empresa familiar, emprega mais de 39.000 pessoas e cria valor de longo prazo para clientes em mais de 100 países, com cerca de 100 fábricas pelo mundo.

Para mais informações, entre em contato:

Kristen Tate, Head de Comunicação e Relações com a Mídia

+45 24 59 65 51

 

H1 2025: Resultados sólidos mesmo em um cenário volátil
H1 2025: Resultados sólidos mesmo em um cenário volátil
Danfoss

 

 

 





PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE