26/09/2025 08h44
Projeto “Defesa Delas” oferece aulas de defesa pessoal para mulheres em Maracaju.
Iniciativa da Coordenadoria da Mulher, em parceria com a academia Punhos de Ferro, busca fortalecer a autoestima, a segurança e o empoderamento feminino.
A Prefeitura de Maracaju, por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres, em parceria com o professor Frantiesco Silva, da academia Punhos de Ferro, lança o projeto “Defesa Delas”, que irá oferecer aulas gratuitas de defesa pessoal voltadas exclusivamente para mulheres.
As aulas acontecerão todas às quintas-feiras, a partir das 18h, na Arena, com inscrições realizadas no próprio local e no dia do treino. A iniciativa busca proporcionar não apenas conhecimento em técnicas de autodefesa, mas também incentivar a confiança, a coragem e o empoderamento das participantes.
“O projeto ‘Defesa Delas’ é uma ação que carrega um propósito muito especial: garantir que nossas mulheres se sintam mais fortes, confiantes e preparadas para enfrentar os desafios do dia a dia. A defesa pessoal vai além da técnica, ela representa também o fortalecimento emocional e o empoderamento feminino. Agradecemos a parceria do professor Frantiesco Silva e da academia Punhos de Ferro, que compartilharam esse conhecimento com nossos maracajuenses. Queremos ver cada vez mais mulheres seguras, firmes e donas de sua própria história”, destacou Jamaika do Carmo, Coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres de Maracaju.
A iniciativa conta com o apoio da Primeira-Dama, Meire Calderan, por meio da Coordenadoria da Mulher.
A metodologia aplicada prioriza movimentos simples e eficazes, como chutes, socos, chaves e técnicas de escape, permitindo que qualquer mulher, independentemente de seu porte físico, possa aprender a se defender de situações de risco. Mais do que golpes e técnicas, o foco do projeto está em fortalecer a autoestima e a sensação de segurança, fundamentais na vida cotidiana.