- mell280
21/10/2025 09h39
Cogny leva à Suíça maior ecossistema de insumos biológicos do mundo
Plataforma que une Simbiose, Bioma, Biagro, Biograss e Biojet tem cerca de 300 tecnologias registradas, quatro fábricas, além de expertise em P&D e tecnologia de aplicação voltada ao agronegócio
A Cogny, que reúne as maiores empresas de biotecnologia do Brasil, como a Simbiose e Bioma, apresentará na edição deste ano da Abim soluções biológicas em insumos, equipamentos de aplicação e sementes com tecnologia embarcada, além de um centro de pesquisa próprio. Nesta configuração, o ecossistema completo inclui cinco marcas comerciais, quatro unidades industriais, tecnologias exclusivas e o centro de pesquisa dedicado, o Orygen Research, sob uma única plataforma de negócios. A Abim, o maior ecossistema dedicado à microbiologia agrícola do mundo, acontece na Suíça, entre hoje (20/10) e quarta-feira, 22 de outubro.
Segundo Luiz Felipe Fiorese, gerente de Negócios Internacionais da Cogny, um dos maiores diferenciais do ecossistema na indústria de biológicos no mundo é a sua estrutura. Em seu núcleo comercial estão as marcas Simbiose, Bioma e Biagro, cada uma atendendo canais de mercado e segmentos de clientes distintos na América Latina. Juntas, as empresas têm aproximadamente 300 tecnologias registradas. “O ecossistema representa um novo modelo para o setor de proteção de cultivos biológicos, ao oferecer o que pode ser descrito como “solução única” para as demandas do agro”, diz Fiorese.
A infraestrutura industrial do ecossistema, o maior complexo de produção microbiológica do agronegócio global, tem quatro unidades fabris (três no Brasil e uma na Argentina), com capacidade de produção para bactérias, vírus e fungos dentro de uma única estrutura corporativa, combinação rara no setor. Atualmente, a capacidade produtiva do ecossistema soma mais de 40 milhões de quilos/litros por ano, em projetos de ampliação para alcançar 60 milhões de quilos/litros nos próximos anos. O ecossistema também detém o maior complexo industrial de fermentação líquida do mundo, com área construída de 62 mil metros quadrados, além de 17 centros de distribuição instalados no Brasil.
"Geralmente, as empresas focam em bactérias, ou bactérias e fungos, ou às vezes apenas vírus", diz Fiorese. "Ter as três categorias no mesmo grupo econômico nos traz vantagens significativas ao oferecer soluções completas, quase um balcão único onde nossos clientes, sejam produtores, cooperativas, distribuidores ou parceiros B2B, podem encontrar todas as soluções que precisam, em microbiologia, maquinário, sementes de pastagem ou pesquisa."
Segundo Fiorese, essa escala industrial surgiu das origens do Ecossistema, que atende o extenso setor de culturas anuais do Brasil. As condições exigentes da produção de soja e milho em larga escala, frequentemente em condições climáticas incertas, impulsionaram o desenvolvimento de formulações robustas com vida útil prolongada, alta estabilidade e sem necessidade de refrigeração.
As capacidades de pesquisa do ecossistema estão concentradas no Orygen Research. O processo de P&D conta com mais de 10 etapas, desde a bioprospecção de microorganismos, passando por sequenciamento genético, edição e inserção genética, até formulação para escala industrial e registro de produtos. O Orygen Research tem sua coleção própria de microorganismos e conquistou o nível de segurança NB-2 atribuído pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), certificação especial para manipulações com organismos geneticamente modificados com proteção e segurança em todas as etapas do processo.
Expansão internacional
A estratégia de crescimento internacional da Cogny está fundamentada em múltiplas abordagens adaptadas a diferentes condições de mercado. Em mercados cultural e geograficamente distantes, o ecossistema usa parcerias de licenciamento e distribuição. Um exemplo notável é o acordo de distribuição com a Corteva para o mercado da União Europeia, estabelecido no ano passado.
Em regiões onde o ecossistema tem maior familiaridade, incluindo outros mercados americanos e África, a Cogny opera com presença direta, implantando equipes de campo em países onde os volumes de receita justificam o investimento, enquanto mantém modelos de distribuição em mercados emergentes.
A ABIM 2025 é o maior evento mundial de controle biológico de pragas e doenças. Nas três edições anteriores, executivos das empresas do ecossistema participaram com a marca Simbiose. A presença neste ano como Cogny reflete a dinâmica do mercado na Europa, onde empresas buscam oportunidades latino-americanas, mas enfrentam desafios com requisitos de formulação, adequação agrícola e escala de produção.
"Este ano, vamos nos apresentar como um ecossistema", explica Fiorese. "Entendemos que grande parte do mercado europeu, especialmente na ABIM, está buscando oportunidades na América Latina, mas não sabe como trazer tecnologias com o fit adequado para os agricultores brasileiros, com formulação adequada, ou que, muitas vezes, não tem as instalações necessárias para atender as escalas que temos no Brasil". Neste posicionamento, a Cogny atua tanto como fornecedor de soluções para mercados europeus, quanto como a ponte para empresas europeias que buscam entrar no mercado brasileiro com suporte regulatório, capacidade industrial e expertise em formulação.
A DunhamTrimmer – Agência Internacional de Inteligência Bio destaca que o Brasil já movimenta mais de US$ 1,5 bilhão no mercado de bioinsumos. De acordo com suas estimativas, espera-se que exceda US$ 3 bilhões até o final da década. "O Brasil responde por mais de 20% do crescimento global de biocontrole entre 2021 e 2030", afirma a empresa de inteligência de mercado.
"O mercado biológico já é uma realidade, já está sendo impulsionado por grandes empresas", observa Fiorese. "Os principais players estão investindo pesado e direcionando portfólios para biológicos, e muitas pequenas empresas estão surgindo."
Sobre a Cogny
A Cogny é o maior ecossistema global de insumos biológicos de iniciativa privada voltado ao agronegócio, que reúne as empresas Simbiose, Bioma, Biagro, Biograss e Biojet. Com DNA em tecnologia e inovação, possui o mais amplo portfólio global de produtos e a maior capacidade produtiva de inoculantes do mundo. A companhia possui quatro plantas industriais nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Goiás, além de 17 centros de distribuição no Brasil, com atuação também na Argentina. A Cogny congrega também a Orygen, o maior centro privado de pesquisa e desenvolvimento de microbiológicos do Brasil voltado para o agronegócio.