PUBLICIDADE

Antes de prova em Campo Grande, Stock Car homenageia "médico das pistas"


PUBLICIDADE
  • mell280

26/10/2025 12h41

Antes de prova em Campo Grande, Stock Car homenageia "médico das pistas"

Por Silvia Frias e Geniffer Valeriano |


 A etapa da Stock Car, no Autódromo Internacional de Campo Grande, teve um momento de emoção neste domingo (27), com a homenagem ao médico Dino Altman, referência internacional em segurança nas pistas e pioneiro da medicina do automobilismo no Brasil. Há 30 anos dedicado à categoria, Dino foi reconhecido por pilotos e organizadores pelo trabalho que ajudou a salvar vidas e a transformar o padrão de atendimento médico em corridas no País.

 
 
Altman iniciou sua trajetória justamente na Stock Car, onde implantou protocolos de resgate e socorro que hoje são aplicados em autódromos de todo o Brasil. Ele também atuou na Fórmula 1 e é considerado o principal responsável por trazer ao País técnicas modernas de segurança e atendimento emergencial em competições de alto risco.
 
 
Thiago Camilo domina classificação e conquista a pole em Campo Grande
“Não esperava isso, mas agradeço de coração”, disse o médico durante a homenagem. Ele ainda ganhou miniatura de carro da competição. “Minha trajetória começou na Stock Car, que me catapultou para o mundo fora do Brasil. Tenho a felicidade de, nesses anos todos, formar um batalhão de médicos altamente capacitados para continuar esse trabalho no futuro”, completou.
 
Antes de prova em Campo Grande, Stock Car homenageia "médico das pistas"
Médico ganhou miniatura de carro da Stock Car (Foto: Juliano Almeida)
O reconhecimento também veio dos pilotos. Thiago Camilo, que largou na pole position, agradeceu em nome dos competidores. “Eu e o Felipe [Massa] passamos por situações difíceis e você sempre foi o primeiro a chegar. A gente sabe que tem um porto seguro, um anjo da guarda que esperamos não precisar, mas que está sempre pronto para cuidar da gente com carinho e experiência”, disse.
 
Felipe Massa, que largou em segundo lugar nesta etapa, também se emocionou ao lembrar da relação de amizade e confiança com o médico. “O Dino foi meu anjo da guarda em 2009, no meu acidente na Hungria. Ele pegou um avião na hora, passou dez dias comigo e foi peça fundamental na minha recuperação. O que ele faz pelo automobilismo, com amor e dedicação, é um exemplo para todos nós”, afirmou o piloto.
 
Ao final da cerimônia, Dino foi aplaudido por equipes e pilotos, que destacaram o legado de profissionalismo e humanidade deixado por ele. “A Stock Car é minha casa”, resumiu o médico, emocionado.
 
 
Volta - A 9ª etapa da Stock Car Pro Series em Campo Grande, realizada no Autódromo Internacional, marcou o retorno da categoria à capital sul-mato-grossense após seis anos de ausência.
 
A homenagem ao médico Dino Altman foi realizada momentos antes da corrida principal, disputada às 11h10, com duração de 50 minutos mais uma volta. À tarde ainda está prevista a Corrida 6 da Turismo Nacional, com 20 minutos mais uma volta.
 
 




PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE